Browsing by Author "Ferreira, Marta Daniela Leal"
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- Gestão da rouparia no centro hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS)Publication . Ferreira, Marta Daniela Leal; Pereira, Maria Teresa RibeiroO aumento da esperança média de vida aliado à inovação tecnológica, à maior facilidade de acesso a informação e exigência dos utentes desafiam, fortemente, o setor da saúde a ser mais eficaz e eficiente a prestar cuidados de qualidade aos utilizadores e de forma sustentável. A realidade vivida nas últimas décadas revela uma maior procura pelo setor hospitalar que se traduz num aumento da despesa na área da saúde agravado, naturalmente, pela pandemia da Covid-19. A tendência de aumento da despesa coloca em primeiro plano a preocupação com a sustentabilidade do sistema público de saúde, tornando-se inadiável a adoção de novos modelos de gestão que contemplem a melhoria dos serviços e a racionalização de custos focando-se não só nos serviços clínicos e na prestação direta dos cuidados de saúde, mas também na otimização da prestação dos serviços não-clínicos, no qual se insere a gestão da rouparia hospitalar. O presente estudo foi desenvolvido no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, nomeadamente, no Hospital Padre Américo em Penafiel, e incidiu na implementação de soluções que permitiram melhorar a eficácia e eficiência dos processos integrados na gestão da rouparia hospitalar, o que se traduz em soluções mais sustentáveis. O acompanhamento, no terreno, do funcionamento do serviço e das práticas adotadas pelo hospital permitiu mapear o processo e identificar como pontos críticos: a falta de stock de roupa nos serviços; a falta de fardamento para os colaboradores; a localização inadequada da rouparia; a inexistência de rotas; a falta de controlo e normalização dos processos; a ineficiência dos procedimentos; o retrabalho na execução das tarefas; as movimentações excessivas, a desorganização e desarrumação das áreas de trabalho e o método de controlo das quantidades de roupa limpa e suja, que era efetuado através da pesagem dos carros. Para colmatar as falhas detetas foram desenhadas e implementadas soluções que compreenderam: a relocalização e reestruturação do layout da rouparia; a implementação de armazéns avançados em cada um dos serviços, a definição de rotas de entrega de roupa aos serviços e a instalação física de uma central de fardamento. Foi também desenvolvida uma aplicação que permite o registo das contagens efetuadas em cada serviço por tipologia de roupa, permitindo conhecer, em tempo real, o stock existente em cada serviço e o número de peças repostas. Realizaram-se dois inquéritos de satisfação para avaliar a qualidade do serviço prestado na rouparia, designadamente na reposição de roupa limpa aos serviços, na recolha de roupa suja e na central de fardamento. Para otimizar o controlo das quantidades de roupa, fez-se a monitorização dos armazéns avançados, comparando a contagem diária das tipologias de roupa suja dos serviços, com o stock definido. E a contabilização diária das peças de roupa limpa existentes, em stock, nos serviços, e da reposição efetuada. No total foram contados 6289 itens de roupa suja e 17907 peças de roupa limpa. Os dados recolhidos foram organizados e comparados com o stock definido para cada serviço. Da análise aos resultados obtidos, constata-se que é necessário reajustar as quantidades definidas para cada serviço, uma vez que se verificou que os consumos dos serviços são, maioritariamente, inferiores ao definido. Uma definição mais rigorosa permitirá uma melhor gestão dos stocks e, consequentemente, uma maior poupança.
- Metodologia Simplificada para a Inspeção de Edifícios - Programa Municipal Integrado de Reabilitação de Bairros SociaisPublication . Ferreira, Marta Daniela Leal; Sousa, José Manuel Martins Soares deO presente relatório visa descrever o estágio curricular desenvolvido na CMPH - Domus Social – Empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, EM. O estágio teve como principal objetivo a inserção do estudante no ambiente empresarial e a aplicação das competências desenvolvidas ao longo do curso. Com este documento pretende-se o desenvolvimento de uma metodologia para a inspeção dos edifícios, uma vez que a empresa é responsável pela atividade de manutenção corrente e preventiva de 48 bairros, compostos por 12.615 fogos de cariz social. Além disso, a Domus Social é gestora de um relevante património habitacional disperso pela cidade, que inclui equipamentos públicos, municipais, administrativos, institucionais e culturais, como por exemplo bibliotecas, museus, teatros, jardins-de infância e escolas do ensino básico. Neste contexto houve a necessidade de desenvolver uma ferramenta de apoio à decisão, que auxiliasse as atividades de gestão e manutenção do parque habitacional da Câmara Municipal do Porto, de forma a inspecionar os elementos construtivos e classificar o estado de conservação do edificado, definindo as prioridades de intervenção nos edifícios e, consequentemente, nos bairros. A metodologia desenvolvida resulta da análise e compilação dos métodos estudados e/ou implementados em Portugal, Austrália, Brasil, Espanha, Inglaterra, Suíça, entre outros. O método elaborado foi aplicado ao Agrupamento Habitacional do Falcão, sendo feita uma descrição dos edifícios, da sua localização e a identificação das diversas patologias existentes. Por fim, apresentam-se as considerações finais do trabalho desenvolvido neste relatório de estágio, fazendo-se uma perspetiva geral do trabalho realizado, incluindo os objetivos atingidos e aqueles que se pretendiam atingir, as dificuldades no seu desenvolvimento e sugestões para futuros trabalhos nesta área.