Browsing by Author "Ferreira, Maria Andreia Borges Dinis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A presença dos ginásios desportivos nas redes sociais e o impacto junto dos utilizadoresPublication . Ferreira, Maria Andreia Borges Dinis; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosPara as organizações a satisfação dos clientes é muito importante, tendo como consequência, a médio e longo prazo, um melhor relacionamento e a fidelização, o que origina vantagens para ambas as partes. Mas a satisfação através da qualidade do serviço, por si só, não conduz à fidelização e à lealdade. É necessário estudar os comportamentos dos consumidores para se saber quais as caraterísticas dos produtos/serviços que mais se adequam aos perfis dos clientes, e que vão ao encontro das suas necessidades e preferências. As redes sociais apresentam-se como um novo canal de comunicação do qual os ginásios deverão rentabilizar o seu imenso potencial. Devido ao elevado número de seguidores, as publicações partilhadas nas redes sociais atingem um maior número de utilizadores. Será preponderante para as empresas conhecerem amplamente os seus seguidores para melhor poderem partilhar conteúdo com o seu público-alvo. Para tal, o recurso a este meio de comunicação, necessita que seja elaborada criteriosamente uma estratégia onde sejam definidos os objetivos, bem como o modo como serão monitorizados os resultados de cada ação. O setor do fitness e do wellness, atualmente representa um dos mercados com maior potencial na área do desporto, pois cada vez mais as pessoas revelam uma maior preocupação com a sua saúde e o seu bem-estar. Assim, um aumento da concorrência irá conduzir que os gestores adotem novas estratégias para a fidelização de clientes, uma vez que a aquisição de novos acarreta custos mais elevados para a empresa. O presente trabalho foi elaborado no âmbito da dissertação do Mestrado em Marketing Digital, e tem como objetivo estudar as redes sociais dos ginásios e o eventual impacto nos seus clientes, nomeadamente na fidelização. Foram estudados os ginásios: Holmes Place, Fitness Hut e Solinca. Relativamente a estes três ginásios, as redes sociais estudadas foram: Facebook, Youtube, Pinterest, Instagram, Twitter, Google+ e Linkedin. A análise efectuada nas redes sociais destes ginásios mostrou que estes necessitam de apostar mais nas redes Facebook, Youtube, Pinterest, Twitter e Linkedin, pois são as redes sociais com mais seguidores. A nível de publicações feitas pelos gestores, estas são muito irregulares, não sendo percetível de uma forma clara quais são os critérios de publicação, nomeadamente sobre a periodicidade e quantidade de publicações.