Browsing by Author "Ferreira, Catarina Isabel de Moura"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Intragroup Emotional Intelligence and Conflict Management in Agile Software Development TeamsPublication . Ferreira, Catarina Isabel de Moura; Carneiro, Davide Rua; Amaral, António Manuel da SilvaCom a evolução da indústria tecnológica, as equipas ágeis de desenvolvimento de software confrontam-se progressivamente com obstáculos ambíguos e complexos. As organizações encontram-se cientes da forte competição inerente ao negócio e, como tal, procuram ser únicas e melhores. Ao serem constituídas por pessoas com diferentes inteligências e capacidades, especificamente com fortes aptidões emocionais, de gestão de conflitos e de tomada de decisão, as organizações estarão munidas de pessoas integradas e unidas e, consequentemente, obterão um melhor desempenho. Todos estes fatores qualificam-nas a estarem bem preparadas para se sobressaírem e oferecerem aos seus clientes melhores soluções e relações duradouras. Assim, é crucial estudar e entender como o estado emocional que cada indivíduo de uma equipa ágil de desenvolvimento de software possui, como cada cargo possui a capacidade de influenciar a generalidade da visão grupal e gestão de conflitos, contribuir ou até melhorar o bem-estar da equipa e o seu desempenho. De forma a possibilitar este estudo, foi desenvolvida uma investigação exploratória, através da utilização do método qualitativo, com a inclusão de dados primários baseados em entrevistas semiestruturadas a diversas equipas ágeis de desenvolvimento de software e dados secundários relativos às ferramentas de software utilizadas por essas mesmas equipas. É possível inferir que diferentes funções nas equipas Ágeis de desenvolvimento de software têm métricas diferentes nas quais confiam e lhes são mais valiosas. Não obstante, a velocidade da equipa é uma das métricas quantitativas mais utilizadas e foi possível concluir que a capacidade da equipa e a complexidade dos itens em que trabalham afetam diretamente a sua velocidade. Os conflitos emergentes nas equipas entrevistadas têm origens, precedentes, evoluções e estilos de gestão diferenciados. Futuramente, seria de extrema importância e utilidade proceder-se a uma validação do estudo com uma maior diversidade de amostra populacional, nomeadamente, de outras empresas e/ou departamentos e utilizar ferramentas de deteção de emoções de forma a ser possível obter uma maior veracidade e autenticidade nos sentimentos que os membros de equipas de desenvolvimento de software sentem e nas suas reações.