Browsing by Author "Ferreira, Catarina Isabel Almeida"
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- Redesenho da Rota do Chá: o contributo do design de identidade visual e embalagem para um espaço comercial no PortoPublication . Ferreira, Catarina Isabel Almeida; Coelho, RitaPara que as marcas consigam destaque no seu mercado de atuação é fundamental que tenham uma identidade visual distintiva que as demarque das concorrentes. No mercado da restauração e venda de produtos ao público, o rótulo e a embalagem dão suporte à logística, uma vez que inseridos em campanhas de comunicação estimulam, junto ao seu público-alvo, uma ação e reconhecimento da empresa. No século XVII, o chá foi introduzido na Europa, ganhando rapidamente apreço entre as classes mais privilegiadas, atribuindo à princesa Catarina de Bragança o papel de popularizar a bebida através das “Tea Parties”. No entanto, devido à globalização, o produto perdeu popularidade entre o público mais jovem. Neste contexto, a marca Rota do Chá surgiu na cidade do Porto com o objetivo de promover o hábito de beber chá no público geral, com uma diversidade de serviços e produtos que refletem influências culturais diversas. Neste sentido, foi escolhida a marca Rota do Chá, como objeto de investigação teórico-prática, tendo sido criado e explorado um sistema de identidade visual e embalagem funcional e que reflete as diferentes culturas envolventes na origem do chá - culturas orientais. Ao mesmo tempo procurou-se melhorar a comunicação da mesma, com o seu público-alvo, através de uma linguagem simples e dinâmica que retratasse as suas raízes históricas e características do produto. A solução trabalhada fundamentou-se na ideia do solo enquanto questão basilar, o nosso suporte, numa abordagem contemporânea que enriquece pela ausência de resolução na sua leitura gráfica. Deste modo, neste projeto, além de definir os conceitos e ideias subjacentes a marca escolhida, foi necessário investigar estratégias de comunicação da marca e sistemas de identidade visual e embalagem. Assim como, estudar os elementos gráficos que a compõem como símbolos, tipografia e cores. Com esta investigação pretendeu-se contribuir para o estudo da importância da identidade visual, rótulo e embalagem para a reafirmação da memória institucional de uma empresa.