Browsing by Author "Ferreira, Carlos Miguel Rocha"
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- Caracterização detalhada da evolução de uma engrenagem padrão em ensaio de micropitting aceleradoPublication . Ferreira, Carlos Miguel Rocha; Martins, Ramiro CarneiroEsta dissertação teve como objetivo estudar o fenómeno de micropitting em engrenagens, utilizando simulações numéricas como substituto ao ensaio experimental, devido à avaria da máquina de ensaios FZG. Para isso, foram realizadas simulações com diferentes rugosidades e cargas, permitindo avaliar o comportamento das engrenagens sob condições variadas. Os métodos utilizados incluíram a caracterização detalhada dos corpos de prova, do óleo lubrificante e da textura superficial, além da implementação de um modelo numérico para a análise do micropitting desenvolvido por Romio et al. [1]. Os resultados das simulações mostraram que a rugosidade da superfície tem um impacto significativo na formação do micropitting, com o seu aumento a levar a uma maior probabilidade de ocorrência do fenómeno. A análise dos coeficientes de segurança à fadiga também indicou uma correlação direta entre o aumento da carga e a redução da segurança contra o micropitting, especialmente em superfícies com rugosidade elevada. Além disso, foi realizada uma comparação entre os valores dos coeficientes de segurança à fadiga obtidos nas simulações numéricas e os obtidos no software KISSsoft, verificando-se uma boa concordância, embora o KISSsoft tenha mostrado uma linearidade na relação carga/segurança não observada nas simulações numéricas. As conclusões destacam a importância da rugosidade na ocorrência do micropitting e sugerem trabalhos futuros para explorar a fronteira exata entre as rugosidades que causam e não causam micropitting, bem como a validação dos resultados simulados através de ensaios experimentais.