Browsing by Author "Fernandes, Sofia Raquel Bernardo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise de dois modelos de prestação de serviços de terapeutas da fala nas escolas: consequências na prestação do apoio e na equipa educativa.Publication . Fernandes, Sofia Raquel Bernardo; Sanches-Ferreira, ManuelaObjetivo: Em Portugal existem dois modelos de prestação de serviços de Terapeutas da fala nas escolas. Assim, foi nosso propósito analisar a prática dos Terapeutas da Fala (TF’s) contratados pelos Agrupamentos de Escolas (AE) e pelos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) de forma a perceber se os modelos de atuação interferem na prestação do apoio aos alunos e no tipo de interações entre os profissionais da equipa educativa. Método: A análise dos dois modelos de prestação de serviços de Terapeutas da Fala nas escolas compreende uma pesquisa por inquérito, de forma a obter indicadores das opiniões dos TF’s relativamente à interação da equipa no processo educativo dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para recrutar a amostra utilizamos um procedimento não probabilístico, acidental. A amostra é constituída por dois grupos distintos tendo o total de 20 participantes (n=20): 10 TF’s contratados pelos Agrupamentos de Escolas e 10 TF’s dos Centros de Recursos para a Inclusão que prestam serviços nas escolas da Área Metropolitana do Porto. Resultados/Discussão: Os TF’s dos AE dedicam significativamente mais horas de trabalho semanais no apoio aos alunos comparativamente aos TF’s dos CRI. Os TF’s dos AE gastam menos tempo nas viagens entre escolas o que permitirá um foco de atenção mais direcionado para os restantes itens. As horas semanais são assim mais direcionadas para o aluno em si e todo o processo envolvente. Esta é, de facto, uma barreira que os Terapeutas da Fala dos Centros de Recursos para a Inclusão enfrentam no que diz respeito ao tipo de interações entre os profissionais da equipa educativa.