Browsing by Author "Fernandes, Sandra Cristina Vieira Resende"
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- A FAM - Funcional Assessement Measure - como instrumento de avaliação de funcionalidade do aluno e o seu contributo para a inclusãoPublication . Fernandes, Sandra Cristina Vieira Resende; Sanches-Ferreira, ManuelaA avaliação das dificuldades de aprendizagem e a necessidade da existência de um instrumento de trabalho que permita a identificação preventiva das dificuldades de aprendizagem dos alunos e que em simultâneo oriente o professor para uma intervenção adequada ao grau de intensidade de ensino, é algo que preocupa os professores. Este estudo tem como objetivo dar a conhecer a Funcional Assessement Measure (FAM). A FAM uma escala de avaliação funcional - adaptada de Santa Clara Valley Medical Center por Sanches–Ferreira, Silveira- Maia & Alves, composta por 10 áreas académicas e funcionais (e.g., ler, escrever, calcular, comer, deslocar-se, cuidar da própria segurança). A FAM tem como objetivo avaliar e pontuar o nível de independência e de apoio para desempenhar as ações subjacentes a cada área (escala de 7 pontos). Esta escala, permite ainda, situar os alunos no nível académico, de funcionamento e de suporte que necessitam Com a aplicação deste instrumento de trabalho, é objetivo do nosso estudo proceder à sua utilidade em diferentes momentos de avaliação dos alunos e averiguar de que modo pode ser usado como um instrumento de: apoio às equipas educativas na tomada de decisão sobre a prossecução dos alunos referenciados para a avaliação especializada por referência à Classificação Internacional e Funcionalidade (CIF); de suporte à descrição do perfil de funcionalidade dos alunos; ajudar a conhecer os pontos em que o aluno com Programa Educativo Individual (PEI) ou com dificuldades de aprendizagem precisará de maior ou menor assistência a nível da sua funcionalidade / atividade e participação. A amostra é constituída por 81 alunos, selecionados em três agrupamentos da zona norte do país, das quais, 35 com dificuldades de aprendizagem e com PEI , 14 alunos com dificuldades de aprendizagem, mas sem PEI e 32 alunos sem dificuldades de aprendizagem e sem PEI. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que a FAM ajuda a distinguir os alunos com e sem PEI. Os resultados, mostram ainda que, a FAM ajuda a obter respostas e a aumentar um conhecimento rápido do aluno.