Browsing by Author "Fernandes, Rafael Barbosa Belchior"
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- Fatores influenciadores na intenção de compra de produtos tecnológicos - estudo comparativo entre "Made in China", "Made in USA" e "Made in Europe"Publication . Fernandes, Rafael Barbosa Belchior; Silva, Pedro Bruno Mendonça daNos dias de hoje e num mundo cada vez mais globalizado, é mais fácil ter acesso a uma oferta variada de produtos provenientes de todos os cantos do mundo. Esta elevada oferta tornou a escolha e intenção de compra cada vez mais complexa, uma vez que o consumidor é exposto a uma grande variedade de produtos com diferentes características, o que levou a que certos determinantes e o próprio país de origem do produto começassem a ser partes integrantes no processo de compra. Neste sentido, este estudo tem como objetivo analisar e averiguar quais os determinantes, nomeadamente a marca, qualidade, preço e responsabilidade social, que mais influenciam a intenção de compra de produtos tecnológicos, tendo em contra três origens diferentes para o produto (China, Estados Unidos da América e Europa). Esta investigação deve-se à crescente presença de produtos dessas origens nos mercados internacionais e tem como objetivo perceber como é que os consumidores avaliam produtos de diferentes origens, tendo em conta os seus valores, preferências e necessidades. A investigação foi realizada em primeiro lugar com o desenvolvimento de uma revisão de literatura que permitiu construir diversos modelos conceptuais e assim desenvolver variadas hipóteses. O próximo passo passou pela aplicação de um estudo empírico quantitativo, com recurso a um questionário direcionado à população geral. De seguida e com o apoio dos softwares o IBM SPSS Statistics 28.0 e o AMOS-SEM 20.0, validou-se os modelos conceptuais, optando-se por equações estruturais com o objetivo de se testar as hipóteses. Os resultados obtidos permitiram concluir que o preço e a qualidade são os determinantes com mais peso na intenção de compra dos consumidores em relação a produtos tecnológicos “Made in China” e “Made in USA”. Em relação aos produtos “Made in Europe” concluiu-se que nenhum determinante apresentou relevância na intenção de compra. Além disso, verificou-se que existe uma maior preferência por produtos e marcas originárias dos Estados Unidos da América e da Europa, o que nos leva a afirmar que o consumidor tem preferência e mais confiança por produtos com origem em países desenvolvidos.