Browsing by Author "Fernandes, Pedro Miguel Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Lessons Learned Processes: Lessons from the Automotive IndustryPublication . Fernandes, Pedro Miguel Ferreira; Alves, WellingtonAs organizações não podem “reinventar a roda” cada vez que encaram um novo projeto. Devem tirar partido da experiência adquirida em projetos anteriores através da aplicação de lições aprendidas. As lições aprendidas são uma abordagem conhecida, utilizada para capturar, armazenar e recuperar o conhecimento obtido durante a execução de um projeto, focada em como os eventos do projeto foram abordados ou deverão ser abordados no futuro, para melhorar o desempenho dos projetos. Esta dissertação combina resultados de dois artigos de investigação científica, apresentando uma visão geral da importância das lições aprendidas no contexto organizacional. O primeiro artigo utiliza uma análise bibliométrica para explorar as conexões de rede estabelecidas entre artigos selecionados, enquanto o segundo artigo apresenta um estudo de caso que investiga o cenário real da aplicação de lições aprendidas numa organização da indústria automóvel. A análise bibliométrica destaca a crescente influência das lições aprendidas nas organizações e ao examinar publicações relevantes, relacionadas com o tema, esta investigação identificou palavras-chave e temas relevantes, autores influentes e artigos de investigação importantes. Os resultados da investigação indicam também o papel de temas emergentes tal como a inteligência artificial. Em combinação com a análise bibliométrica, o estudo de caso investiga os aspetos práticos da aplicação das lições aprendidas dentro da organização. Com foco em uma empresa líder do ramo automóvel, esta pesquisa explora o real cenário de aplicação de processos de lições aprendidas da organização através da análise dos seus procedimentos, da sua documentação e do seu sistema de gestão do conhecimento. Esta pesquisa também coletou dados através de conversas informais e juntamente com a aplicação de um questionário dirigido aos profissionais organizacionais, este segundo artigo pretende revelar o real estado das lições aprendidas dentro da organização. Ao combinar os principais resultados destas duas pesquisas, esta dissertação contribui para fornecer uma compreensão abrangente dos processos de lições aprendidas e a sua real aplicação no contexto organizacional. Estas descobertas combinadas reforçam o papel fundamental das lições aprendidas e fornecem informações valiosas para futuros investigadores, praticantes e orientarão também a organização sobre como melhorar os processos gerais de lições aprendidas para aumento futuro do desempenho organizacional e dos projetos na área da indústria automóvel.