Browsing by Author "Fernandes, Jorge Luís Ferreira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Competitividade da indústria automóvel portuguesaPublication . Fernandes, Jorge Luís Ferreira; Fonseca, Luís Miguel Ciravegna Martins daA indústria automóvel é em Portugal um setor significativamente importante para a sociedade, quer na criação de emprego como também para o desenvolvimento económico do País. No entanto, para continuarem no mercado, as organizações devem assegurar a sua competitividade não só em relação a empresas Portuguesas, mas sobretudo em relação às empresas estrangeiras, uma vez que a maioria da produção desta indústria tem como destino o resto do mundo através da exportação. Esta dissertação tem como objetivo investigar os fatores que contribuem para a competitividade da indústria automóvel Portuguesa através da criação de valor, mais concretamente a indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços. Com base na revisão das principais teorias de vantagem competitiva, recorreu-se a uma pesquisa quantitativa, através de um questionário on-line, para validar as hipóteses de investigação propostas. Através do tratamento estatístico dos resultados aplicando metodologias de estatística descritiva, análise de componentes principais e análise de correlação, foi possível concluir que na indústria em análise a criação de valor é influenciada pela adoção de uma estratégia de diferenciação/focalização e pelo contexto externo favorável, não tendo sido possível concluir se as caraterísticas específicas da organização influenciam, ou não, a criação de valor. Do ponto de vista teórico, as conclusões demonstram a relevância da adoção de uma estratégia de diferenciação e focalização, e do contexto externo, para a competitividade das organizações, suportando os pressupostos da Teoria Baseada na Indústria de Porter. Quanto ao ponto de vista prático, os resultados destacam a importância da monitorização do contexto externo e do investimento na investigação e desenvolvimento, imagem de marca e especialização de mercado, para potenciar a criação de valor e competitividade da indústria de produção de componentes, ferramentas e prestação de serviços, para o setor automóvel.
