Browsing by Author "Fernandes, Ana Rita Pereira"
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- Efeitos imediatos da indução miofascial do quadrado lombar no controlo postural em pé em indivíduos assintomáticosPublication . Fernandes, Ana Rita Pereira; Pinheiro, Ana Rita; Cunha, Christine; Carvalho, PauloIntrodução: O Controlo Postural (CP) é um processo neural complexo fundamental para a manutenção da verticalidade na posição de pé, que envolve estabilidade e orientação dos segmentos corporais, permitindo uma adaptação constante ao meio. Esta adaptação depende da informação aferente proveniente dos recetores sensoriais localizados em várias estruturas, inclusivamente na fáscia. Várias têm sido as abordagens dirigidas à fáscia, entre elas a Indução Miofascial, apesar de existir pouca evidência sobre o seu efeito no CP. Objetivo(s): Analisar a influência da indução miofascial do quadrado lombar (IMQL) na orientação vertical do tronco e cervical e na estabilidade postural em pé. Métodos: O estudo foi um ensaio clínico randomizado controlado (RCT), duplamente cego. Dezasseis indivíduos, com idades entre 30 e 60 anos, foram aleatoriamente alocados em grupo placebo (GP) ou experimental (GIQL). Foi avaliada a orientação postural vertical através da análise dos ângulos sagitais da coluna cervical, torácica e lombar, pélvis e da verticalidade do trágus e do acrómio em relação ao maléolo lateral, e a estabilidade postural através da análise da variação do centro de pressão (CoP) na plataforma de forças. A extração e análise dos dados foi realizada através do software Qualisys Track Manager. Considerou-se um nível de significância de 0,05. Resultados: Foram obtidas diferenças estatisticamente significativas na orientação sagital da torácica para extensão e na orientação vertical do trágus e do acrómio em relação ao maléolo lateral, no sentido da posteriorização. A análise descritiva dos resultados indica maior tendência para a extensão linear e para a diminuição da variação do CoP no GIQL. Conclusão: A IMQL poderá ter um efeito imediato no aumento da verticalidade no plano sagital, sobretudo a nível da torácica, assim como na variabilidade do CoP, em indivíduos assintomáticos, na posição de pé.
- Ser melhor a cada diaPublication . Fernandes, Ana Rita Pereira; Mascarenhas, Daniela; Sarmento, Maria InêsNo âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) presente no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico surge o presente relatório que visa retratar o percurso da mestranda ao longo dos últimos 5 anos, dando particular enfase aos últimos dois. Este documento abarca as experiências e aprendizagens realizadas pela futura docente, sendo por isso o apogeu da sua formação inicial. O Relatório de Estágio está norteado pelas quatro fases pressupostas pela investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na sua elaboração foram mobilizados os pressupostos teóricos e legais que são a base da educação e que sustentam toda a prática pedagógica efetuada. O ciclo de supervisão foi crucial para o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, uma vez que permitiu a colaboração e cooperação entre todos os intervenientes do contexto educativo. Ao longo da PES, a futura docente teve oportunidade de contactar com os dois ciclos de ensino que são abrangidos pelo mestrado- 1º CEB e 2º CEB, dando à mesma uma visão global do trajeto efetuado pelos alunos que vão evoluindo, o que obriga a que as estratégias utilizadas sejam diversificadas e adaptadas. Cada contexto com as suas peculiaridades constituiu um ambiente de aprendizagem desafiador e potenciador do crescimento da mestranda. A componente investigativa desenvolvida nesta etapa de formação constituiu um momento essencial, pois permitiu à mestranda compreender a importância do ato de investigar e desenvolver as suas capacidades enquanto professora investigadora. Estas serão aperfeiçoadas ao longo da sua carreira docente, de forma que esta se converta numa profissional de excelência. A investigação realizada, em formato de artigo científico, pretendeu compreender qual é a importância da Minicalculadora de Papy na construção de conceitos matemáticos em alunos do 2º ano de escolaridade. Ser melhor a cada dia é o título deste trabalho, uma vez que a mestranda acredita que vivemos num mundo em constante mudança e, por isso, devemos procurar ser melhores a cada dia que passa, principalmente, quando de nós depende capacitar os alunos para que se tornem cidadãos ativos e munidos com as ferramentas necessárias para se adaptarem aquilo que o futuro lhes reserva. Este documento marca o fim de um capítulo da vida da mestranda que foi pautado pelas constantes aprendizagens e pelo esforço desta para crescer a todos os níveis e assinalada o início de uma nova etapa que esta pretende que esteja repleto de mais aprendizagens.