Browsing by Author "Fagundes, Sandra Cristina Nogueira"
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- O empreendedorismo social como promotor da integração socioprofissional: um estudo exploratórioPublication . Fagundes, Sandra Cristina Nogueira; Bernardino, Susana Jacinta Queirós; Santos, José de FreitasO forte crescimento de necessidades sociais conduziu à emergência de novos de novos modelos para a resolução dos problemas sociais que permanecem sem resposta. O empreendedorismo social, que tem como principal objetivo a criação de valor social de um modo duradouro e sustentável, surge precisamente com o intuito de procurar soluções que ofereçam uma melhoria de vida a camadas da população mais frágeis e desprotegidas, usando métodos de inclusão social. O propósito da investigação foi o de tentar perceber quais as principais dificuldades que as iniciativas de empreendedorismo social em Portugal enfrentam no desenvolvimento das suas atividades. Pretendeu-se desta forma, identificar quais são os principais fatores de bloqueio com que se deparam, para que os possam ultrapassar e se tornem mais bem-sucedidas. Para dar resposta a esta questão de investigação que orientou a dissertação, adotou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, sendo os dados primários recolhidos através de uma entrevista semiestruturada, aos responsáveis dos projetos selecionados para a composição da amostra. O estudo empírico foi sustentado em estudos de caso múltiplos, explorando-se quatro projetos de empreendedorismo social – Cais Recicla, Oficina Agrícola, Semear o Futuro e Centro de Interpretação da Abelha. Os resultados obtidos permitiram identificar quais os principais desafios com que as organizações que atuam no âmbito do empreendedorismo social se deparam. A investigação revelou que estas se confrontam, antes de mais, com dificuldades em obter recursos financeiros de capital privado, pelo que continuam altamente dependentes de recursos financeiros de origem pública. Como consequência apresentam dificuldades em alcançar um modelo de resposta totalmente autossustentável. Enfrentam também problemas quanto à qualificação dos seus recursos humanos, embora estejam conscientes acerca da importância de disporem de pessoas qualificadas. Estas organizações apresentam uma forte missão social, sobrepondo-se a dimensão social e económica. Apesar dos desafios que encontram, estas organizações conseguem criar valor social e criar um impacto social positivo para as suas populações-alvo. Por último, de referir ainda que, a colaboração entre parceiros e os laços de confiança estabelecidos são fundamentais para as organizações que trabalham no campo de ação do empreendedorismo social.