Browsing by Author "Ezequiel, Ana Filipa Oliveira"
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- A influência do Electronic Word-of-Mouth na rede social TikTok: o impacto das recomendações digitais na intenção de compra de produtos de cosméticaPublication . Ezequiel, Ana Filipa Oliveira; Lima, Ana Patrícia Pinto deAs redes sociais desempenham atualmente um papel central nas escolhas pessoais dos consumidores, especialmente na aquisição de bens. Através de comentários, fotos e vídeos, os utilizadores partilham as suas opiniões e recomendações sobre produtos, procriando impacto nos demais utilizadores que visualizam essas publicações. Assim, o tradicional word-of-mouth evoluiu para o electronic word-of-mouth (eWOM), inaugurando uma nova era da comunicação digital. Este estudo tem como principal finalidade compreender a influência do electronic wordof- mouth (eWOW) em virtude da rede social TikTok, na intenção de compra de produtos de cosmética. Devido a esta rede social destacar-se pelo grande volume de conteúdo em cosmética, promovendo a partilha de informações e experiências. Assim, para compreender a indução do electronic word-of-mouth (eWOW) foi aplicado o modelo de Indrawati, Yones & Muthaiyah (2022), que foi inspirado no Modelo de Adoção de Informação de Sussan & Siegal (2003), um modelo amplamente utilizado em estudos sobre o electronic word-of-mouth (eWOW). De forma a dar resposta ao estudo, utilizou-se uma abordagem quantitativa através do auxílio de um questionário online na plataforma Google Forms. Assim, obteve-se 244 respostas das quais 162 foram válidas. Para análise dos dados recorreu-se ao programa de estatística SPSS IBM, apenas para análisar a caracterização da amostra. Como também o software PLS SMART 4.0 para testar as hipóteses do estudo através do modelo de equações estruturais de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). O estudo confirmou a validade do modelo proposto ao demonstrar que o electronic wordof- mouth (eWOW) na rede social TikTok influencia a intenção de compra de produtos de cosmética. A recolha de informações através dos vídeos publicados por perfis vulgares promove uma sensação de conforto e segurança nos consumidores, contribuindo para que se sintam mais confiantes nas suas escolhas antes de realizar uma compra.
