Browsing by Author "Emina, Mariana Sofia Bessa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos eventos no sucesso de uma unidade hoteleira estudo de caso: Savoy PalacePublication . Emina, Mariana Sofia Bessa; Ferreira, AnaNos últimos anos, os setores turísticos e hoteleiros em particular, têm registado níveis muito elevados, o que torna estas áreas extremamente competitivas. Assim, a indústria hoteleira, responsável pela maior fatia do alojamento turístico, procura apostar na diferença, na inovação, com as diversas cadeias hoteleiras atentar destacar-se face a concorrência. O acolhimento e/ou organização de eventos é hoje uma das formas que as unidades hoteleiras encontraram para se diferenciarem no mercado. Através dos eventos, as unidades hoteleiras conseguem captar um maior número de Bleisure Tourists, alcançar reconhecimento no mercado nacional e internacional; e valorizar e divulgar as suas infraestruturas e serviços. O presente relatório resulta da realização do estágio de 840 horas (seis meses), de novembro de 2022 a maio de 2023, no Departamento de Conferências e Banquetes/MICE no Savoy Palace, pertencente ao grupo Savoy Signature e pretende responder aos principais objetivos deste estudo: compreender se os eventos, na unidade hoteleira em questão, ampliam o sucesso e dão maior visibilidade a mesma, compreender a cooperação existente entre este e os restantes departamentos operacionais do hotel; perceber ainda qual o tipo de eventos que não são realizados em hotéis e os seus motivos, identificando quais os eventos mais atrativos dada a tipologia de luxo do hotel em questão. Através da aplicação de entrevistas a colaboradores e diretores do Savoy Palace, foi possível compreender alguns dos pontos fulcrais para o desenvolvimento do meu estudo, no entanto nem todos puderam ser esclarecidos tendo em atenção algumas políticas de privacidade do hotel. Os resultados obtidos através de entrevistas realizadas a oito colaboradores do Savoy Palace: o CCO, Diretor Geral e Subdiretor, Diretor de P&B, Deputy Head Global Sales, Events Sales Manager e duas MICE Sales Executive, permitiram concluir, como esperado, que apesar de todos os eventos serem relevantes no sucesso da unidade hoteleira em questão, aqueles que envolvem alojamento e visibilidade internacional, como congressos, são os mais atrativos. Por fim, os dados analisados destacam ainda que a cooperação entre os departamentos operacionais e os demais, é extremamente relevante para o sucesso de um evento, não se destacando nenhum em particular. Salienta-se ainda que o Savoy Palace, embora faça parte de uma marca presente há muitos anos no mercado, é um hotel recente o que significa que existem sempre pontos a melhorar para alcançar o SUCESSO esperado por esta marca.