Browsing by Author "Elias, Helimara Rodrigues"
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- Implantação da gestão democrática nas escolas da rede municipal de Pedras: um estudo de casoPublication . Elias, Helimara Rodrigues; Sousa, Anabela de Barros PintoO foco deste trabalho é a implantação da gestão democrática nas escolas da rede pública no município de Pedras-Maranhão/Brasil, e pretende entender de que forma as relações politico-institucionais interferem na efetiva implantação da gestão democrática, necessária para o devido desenvolvimento dos alunos e da sua comunidade. Pretendemos refletir sobre a gestão democrática nas escolas e o papel do gestor, no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo, utilizando os diversos instrumentos que favorecem esta participação. Utilizámos a metodologia qualitativa através do estudo de caso, ancorada na coleta de dados empíricos com recurso à observação direta e o uso dos instrumentos e inquéritos por questionário e entrevista e; além da pesquisa bibliográfica e análise documental, para responder aos seguintes objetivos: conceituar a gestão democrática escolar; avaliar a importância da prática de gestão democrática e analisar a implantação da gestão da escola municipal. Os resultados que se apresentam contribuem para a percepção de que a gestão escolar das escolas investigadas ainda se encontra carente de clarificação do que seja a gestão democrática em substituição a uma gestão impositiva e centralizadora, que ainda está presente nas referidas escolas. Concluímos que os gestores ainda precisam compreender os processos gestionários democráticos da escola conforme orientação dos documentos legais, e o efeito do seu próprio trabalho sobre a dinâmica dos estabelecimentos de ensino para que seus professores e alunos se familiarizem com concepções de processos de gestão, como membros participantes da escola, de forma efetiva no processo da implantação da gestão democrática, inclusive elegendo seus representantes, conforme orienta o projeto político pedagógico.