Browsing by Author "Dutra, Edileuza de Castro Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Reduzir o tempo de tela para aumentar a interação social: Um programa de intervenção para um aluno com autismoPublication . Dutra, Edileuza de Castro Pereira; Ferreira, Manuela SanchesEste trabalho apresenta um programa de intervenção educacional desenvolvido e implementado para promover a inclusão escolar e aumentar a autonomia funcional de um aluno com autismo em uma Unidade de Multideficiência. A metodologia adotada envolveu um ciclo de investigação-ação, dividido em cinco fases: observação direta, identificação de problemas, planejamento da intervenção, implementação das estratégias e avaliação dos resultados. Foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos de avaliação, como a Medida de Independência Funcional (FIM), Medida de Avaliação Funcional (FAM), Escala de Intensidade de Apoio para Crianças (SIS-C) e a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), para identificar as necessidades específicas do aluno e definir os suportes necessários, visando promover a inclusão escolar e aumentar sua autonomia funcional no contexto escolar. As estratégias de intervenção adotadas foram definidas de acordo com o perfil de funcionalidade do aluno e incluíram a implementação da rotina escolar por meio de recursos visuais, suporte direto e individualizado, e o uso de diferentes níveis de ajuda (verbal, gestual e física parcial). Após a intervenção, houve um aumento significativo no tempo de interação do aluno com os pares e redução no tempo de uso do computador no contexto escolar. Os resultados obtidos indicam que a implementação de medidas de apoio personalizadas e intensivas pode promover a inclusão com equidade educativa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de vida diária aumentando a autonomia funcional de alunos com autismo.