Browsing by Author "Duarte, Paulo Daniel Felizardo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos portais imobiliários na criação de oportunidades de negócioPublication . Duarte, Paulo Daniel Felizardo; Santos, José DuarteNestas últimas décadas, a internet teve um aumento exponencial fazendo parte dos nossos dias, seja em contexto de lazer ou de trabalho. Esta nova realidade alterou os hábitos dos consumidores na procura dos produtos e serviços, bem como nas estratégias de comunicação e de marketing dos agentes económicos. O mercado imobiliário, ou de um modo geral o setor imobiliário, é bastante importante pelo dinamismo que traz à economia. Também do lado do consumidor, os imóveis enquanto bens de consumo, são das compras mais refletidas e ponderadas. À semelhança de outros setores, também o imobiliário alterou a sua forma de comunicar, passando do marketing tradicional para o marketing digital. O objetivo deste trabalho de dissertação é tentar esclarecer o papel dos portais imobiliários na geração de oportunidades de negócio. Assim, com base na revisão da literatura, elaboramos um modelo constituído por três constructos: características do consumidor, envolvimento do consumidor e satisfação do consumidor. Formulamos duas hipóteses; as características dos consumidores têm influência no grau de satisfação na utilização dos portais; o envolvimento dos consumidores tem influência no grau de satisfação na utilização dos portais. Para validarmos o modelo e as hipóteses, elaboramos um estudo de natureza quantitativa. Recorrendo à análise estatística dos dados recolhidos com um questionário online, que foi divulgado através das redes sociais, constatamos que as características do consumidor e o envolvimento do consumidor tem influência no nível de satisfação na utilização de portais imobiliários. Por outro lado, o nível de satisfação que os consumidores manifestaram e o nível da utilização dos portais imobiliários permite considerar que estes são potenciadores de criação de oportunidades de negócio.