Browsing by Author "Dinis, Joana da Costa"
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- Redes Sociais de Suporte no Processo de Transição para a Vida Pós-EscolarPublication . Dinis, Joana da Costa; Silveira-Maia, MónicaO estudo desenvolvido teve como principal objetivo mapear as redes sociais de suporte e experiências desenvolvidas na comunidade no processo de transição de jovens em situação de incapacidade, bem como, analisar o grau de implementação de algumas das boas práticas consideradas centrais neste processo. O mesmo foi desenvolvido sobre dois planos de análise: (i) uma pesquisa por inquérito, onde se procurou descrever as redes sociais de suporte, experiências na comunidade e grau de implementação das boas práticas por parte das equipas educativas; (ii) e um estudo de caso focado na descrição da atuação (e.g., estratégias, facilitadores, barreiras) de equipas que consideram implementar princípios subjacentes às boas práticas e noutras que, por oposição, se considerem mais distantes desses mesmos princípios. Para o efeito procurou-se resposta ao questionário por parte de 52 membros das equipas educacionais implicados no suporte/ implementação dos Planos Individuais de Transição (PIT´s) de jovens em situação de incapacidade, nos distritos de Aveiro e Coimbra. O estudo de caso focou-se em 2 casos de transição para a vida pósescolar de alunos com necessidades adicionais de suporte, onde se procedeu à entrevista a dois professores e um aluno alvo de PIT. Os resultados mostram que a rede de suporte parece encontrar maior densidade nos contextos familiar e escolar, com menor registo de participação de elementos do contexto comunitário. As atividades menos implementadas dizem respeito às atividades sociais, de defesa dos direitos, saúde e segurança e aquelas relacionadas com a recreação e lazer. A concretização destas atividades está associada positivamente à “Promoção de um processo autodirigido e orientado para a autonomia “, ao “envolvimento da comunidade” e à “promoção um processo centrado nas aspirações e necessidades do próprio e da família”. Acresce que desenvolvimento de competências na equipa a par da atitude da sociedade parece ter papel restritivo no desenvolvimento da componente “saúde e segurança” e “defesa dos direitos”.
