Browsing by Author "Cunha, Marli Isabel Dias"
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- A rotatividade de pessoas em unidades hoteleiras: o papel das práticas de gestão de recursos humanosPublication . Cunha, Marli Isabel Dias; Martins, Dora; Silva, SusanaA prestação de serviços é o fundamento do setor hoteleiro. Este setor vive sobretudo de mão-de-obra intensiva, da prestação de serviços, nos quais a interação com o cliente assume um papel fundamental. Porém, é um setor de atividade que enfrenta o problema de assegurar uma performance superior por parte dos seus RH, muitas vezes recrutados exclusivamente para períodos sazonais. Geralmente, os RH deste setor são mal pagos e sujeitos a uma elevada taxa de rotatividade (Rogers & Slinn, 1993). A excelência na qualidade do serviço, vista como fonte de vantagem competitiva, depende do desenvolvimento de efetivas e de eficientes práticas de Gestão de Recursos Humanos, procurando um cada vez maior comprometimento com os objetivos da organização. Neste sentido, cabe à Gestão de Recursos Humanos planear, organizar, desenvolver, coordenar e controlar um conjunto de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente e eficaz de todos aqueles que colaboram com a organização. Com este estudo pretende-se compreender a rotatividade de pessoas nas Unidades Hoteleiras do Grande Porto, procurando (1) conhecer as suas causas, (2) explorar as práticas de Gestão de Recursos Humanos desenvolvidas por UH do grande Porto e (3) explorar a influência que as mesmas possam exercer na rotatividade de pessoas. Este trabalho visa, ainda, (4) percecionar a perspetiva dos gestores de recursos humanos para esta temática e (5) perceber em que medida consideram ser um fator essencial para o sucesso organizacional. No presente estudo é apresentada uma breve caraterização das unidades hoteleiras da nossa amostra, a caracterização das práticas de Gestão de Recursos Humanos desenvolvidas por cada unidade hoteleira e o papel da Gestão de Recursos Humanos no desenvolvimento dessas práticas. Os resultados deste trabalho permitiram aferir as principais causas e tendências de rotatividade, assim como, conhecer a perceção dos responsáveis pelas funções de RH, relativamente ao futuro da Gestão de Recursos Humanos na hotelaria. A uma amostra de 9 unidades hoteleiras foi realizada uma entrevista semiestruturada que permitiu concluir que (1) as principais causas de rotatividade são novas oportunidades de progressão de carreira e a conjuntura económica; (2) as práticas mais desenvolvidas são o recrutamento & seleção, a participação e envolvimento dos trabalhadores e o plano de formação; (3) todos os participantes consideram que a Gestão de Recursos Humanos tem impacto na rotatividade de pessoas; (4) os elevados níveis de rotatividade na hotelaria tendem a manter-se; (5) a gestão de recursos humanos tende a ser, cada vez mais, uma gestão estratégica.