Browsing by Author "Cunha, Marina Filipa Torres"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório da Prática Educativa Supervisionada em 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Cunha, Marina Filipa Torres; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadrospresente relatório de estágio é parte integrante da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, constituindo um requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Neste sentido, constitui o reflexo do longo trajeto formativo da mestranda, enquanto professora estagiária, no âmbito da Prática Educativa Supervisionada (PES), articulando três grandes dimensões – teoria, prática e investigação – fundamentais para a docência. Neste documento, são descritas e analisadas as intervenções educativas ao longo de um ano de PES. Esta sustentou-se na mobilização de pressupostos teóricos e legais e de saberes científicos e pedagógicos, adquiridos ao longo da formação inicial, assim como numa atitude consciente, crítica, reflexiva e investigativa, considerando as especificidades de cada contexto escolar. Por outro lado, firmou-se em perspetivas construtivistas, visando a sua atuação na zona proximal de desenvolvimento dos estudantes, contribuindo para aprendizagens significativas. Assim, valorizou-se, em todas as intervenções, o papel central e ativo dos estudantes na construção do seu conhecimento, tendo o professor, por sua vez, a função de os orientar nesse processo. Este percurso foi constituído por várias etapas – observação, planificação, ação e reflexão –, vistas como um ciclo investigativo, que permitiram o desenvolvimento das capacidades de reflexão, questionamento e busca pela constante melhoria das práticas educativas, tendo como finalidade um ensino e uma educação de qualidade.