Browsing by Author "Cunha, Beatriz Freitas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Paleta Pedagógica: mistura de saberes para uma formação docente inovadoraPublication . Cunha, Beatriz Freitas; Maia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraO presente Relatório de Estágio (RE) foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, constituindo-se como um instrumento de avaliação, submetido a prova pública, fulcral para a conclusão do 2º ciclo de estudos, conducente ao grau de mestre. O documento visa apresentar a jornada formativa da mestranda, vivenciada em dois contextos educativos pertencentes ao mesmo agrupamento de escolas, alicerçada em saberes científicos, didáticos e pedagógicos, desenvolvidos no decorrer da formação académica, social e pessoal, que se constituíram determinantes para a construção da sua identidade docente. O RE explana, numa visão reflexiva e construtivista, uma pluralidade de experiências sustentadas em ciclos dinâmicos, que englobaram os processos de observação, planificação, ação e reflexão, com vista à construção de conhecimentos, capacidades e atitudes adaptados às exigências que caracterizam o ser professor no século do conhecimento e da tecnologia. Nesse sentido, a mestranda desenvolveu a capacidade crítica e reflexiva, como também uma postura indagadora e mediadora para enfrentar os múltiplos desafios da realidade educativa, sendo, para isso, imprescindível mobilizar e problematizar referenciais teóricos e legais e desenvolver a capacidade de trabalhar colaborativamente com o par pedagógico e os demais agentes educativos. Para além disso, o conhecimento aprofundado das turmas com as quais contactou, ou seja, 3º, 5º e 6º anos de escolaridade, possibilitou projetar cenários de aprendizagem, atividades e projetos significativos e adequados às necessidades e idiossincrasias dos alunos. Particularizando, o documento possui, ainda, uma dimensão investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico, que visa compreender de que forma a metodologia ativa de Rotação por Estações contribui positivamente para o estudo da rotação no 6º ano de escolaridade. O percurso realizado, refletido nas páginas deste documento, proporcionou a mistura de saberes para uma formação docente inovadora, crucial ao desenvolvimento da Paleta Pedagógica.
