Browsing by Author "Cunha, Armando Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio de Armando Rodrigues CunhaPublication . Cunha, Armando Rodrigues; Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros; Marta, Maria Margarida CamposO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada que se encontra inserida no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento permite a habilitação na Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB e pretende evidenciar o processo formativo do mestrando bem como os pressupostos teóricos e legais que estiveram subjacentes. No sentido da construção do conhecimento praxiológico relevam-se as etapas da investigação-ação que permitiram não só uma melhor compreensão da prática educativa, como também a apropriação e construção de saberes profissionais que envolveram as dimensões científica, prática e ética. Estes saberes são situados em função do contexto pelo que releva-se o processo socioconstrutivista, nomeadamente a cooperação entre os intervenientes no processo formativo. Por forma a organizar a intervenção e gerir o currículo em torno dos saberes multidisciplinares e contextuais e das competências essenciais em prol do perfil do aluno para o séc. XXI, ficou evidente a preocupação com a transversalidade curricular e em responder às necessidades e interesses evidenciados pelas crianças ao longo da prática educativa, assim como incluir os seus conhecimentos prévios promovendo aprendizagens significativas. Este mestrado contribuiu para a formação de uma profissionalidade docente consciente, centrada na procura contínua de novos conhecimentos e na transformação das práticas educativas. Só um docente com uma atitude de investigador e reflexivo promove mudanças no desenvolvimento da criança e de si próprio.
