Browsing by Author "Cunha, Ana Sofia Moreira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- The role of film tourism in the promotion of tourist destinations: from middle earth to ABBA, a comparative analysis of LOTR and Mamma MiaPublication . Cunha, Ana Sofia Moreira da; Cerqueira, Carina Raquel OliveiraO turismo cinematográfico é um sector próspero e bem sucedido na indústria das viagens. Este fenómeno é alimentado pelo interesse dos turistas por locais conhecidos de filmes e programas de televisão. Por conseguinte, explorámos o papel fundamental que o turismo cinematográfico desempenha na promoção de destinos em todo o mundo e analisámos também a forma como as indústrias do turismo e do cinema têm uma ligação benéfica que se transformou numa ferramenta de marketing eficaz que molda as impressões dos viajantes e influencia a sua escolha de locais. Foram utilizadas fontes secundárias nesta dissertação para oferecer contexto, análise e interpretações que contribuem para uma maior compreensão do tema. Assim, foram utilizados livros como Sue Beeton's Film-Induced Tourism, bem como artigos de jornal, artigos académicos, recursos online e revisões de literatura. Todas estas fontes ajudaram nos a compreender este conceito invulgar, que nos fez compreender todo o seu potencial para muitos casos diferentes. Assim, prevê-se que o turismo cinematográfico continue a ser uma influência poderosa na indústria turística, à medida que as indústrias cinematográfica e televisiva continuam a moldar a nossa paisagem cultural. O sucesso desta atividade depende de estratégias de marketing de destino eficazes e, por extensão, de estratégias de desenvolvimento sustentável. Os filmes com paisagens deslumbrantes, locais famosos e contextos culturais dinâmicos são óptimos instrumentos de marketing. Consequentemente, esta exposição gera uma oportunidade turística considerável para o público, na medida em que desperta o seu interesse. De um modo geral, a integração de estratégias de desenvolvimento sustentável nas campanhas de marketing de destinos para o turismo cinematográfico resultará provavelmente num equilíbrio favorável entre a promoção do destino e a preservação da viabilidade a longo prazo. Para além de promover o bem-estar geral das comunidades, garantirá a preservação do encanto e da genuinidade dos destinos que atraíram os turistas.
