Browsing by Author "Cruz, Pedro Miguel Costa da"
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- Estudo e melhoria dos processos produtivos num centro de colisão autoPublication . Cruz, Pedro Miguel Costa da; Silva, António Pedro Meixedo SantosA presente dissertação de mestrado é resultante de um estágio realizado na Caetano Formula, situada no sector um da zona industrial da Maia, inserida no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia Mecânica – Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio consistiu no estudo e otimização dos processos produtivos do departamento de chapa e pintura da Caetano Formula, sendo imprescindível a análise do desperdício incrementada nos processos produtivos dos seus colaboradores, otimização do layout e principalmente implementação de melhorias nos processos realizados pelos colaboradores com foco no desperdício. Uma grande adversidade do dia-a-dia das empresas, é não conseguirem acompanhar o crescimento da competitividade que existe no ramo em que se inserem, sendo que, por vezes, existe a necessidade de redefinição do plano estratégico recorrendo a novas técnicas e filosofias, eliminando o desperdício inerente ao processo. Quando o Grupo Salvador Caetano adquiriu as instalações da antiga Autogarme, sensibilizou a remodelação das infraestruturas, sendo que o departamento de colisão não ficou esquecido, também restruturou a oficina de recondicionamento que se encontrava na freguesia de Ermesinde para as suas novas instalações na Maia, sendo que o layout se manteve sem qualquer tipo de alteração. Hoje, a Caetano Formula é destingida pela Renault pelos seus elevados padrões de qualidade, sendo dos melhores concessionários a atuar no mercado Português, em conjunto com o Renault Retail Group. Com o mercado de retalho automóvel cada vez mais competitivo, o Grupo Salvador Caetano define objetivos para as várias secções de produtividade (mecânica, chaparia e pintura), embora os indicadores encontram-se distantes do objetivo proposto pelo grupo, tendo por base os serviços relacionados com os indicadores. Assim sendo, encontrar-seão apresentados ao longo da presente dissertação respostas às questões mais pertinentes relativamente a todos os procedimentos que darão seguimento às implementações de melhorias num sistema bastante difícil e competitivo, prestação de serviços, sendo o objetivo a qualidade do produto e fidelização dos clientes.
