Browsing by Author "Cruz, Orlanda"
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- Escala de avaliação dos estilos de ensino: qualidades psicométricas dos dadosPublication . Cruz, Orlanda; Aguiar, Cecília; Barros, SílviaEste trabalho apresenta uma escala de avaliação da qualidade dos comportamentos interactivos maternos. Embora este instrumento tenha sido utilizado no contexto de um projecto mais amplo que visa estudar os determinantes maternos da qualidade do envolvimento da criança, este artigo centra-se especificamente nas decisões metodológicas relativas à observação dos comportamentos interactivos maternos. A Escala de Avaliação dos Estilos de Ensino (EAEE) foi utilizada para observar os comportamentos interactivos de 120 mães de crianças em idade de creche, numa situação de jogo livre, seguida de arrumação dos brinquedos. Cada díade foi observada em três momentos diferentes. A análise das dimensões subjacentes, dos coeficientes de consistência interna e de acordo inter-observadores, bem como da consistência temporal dos dados, permite concluir que a EAEE é uma medida útil e adequada dos comportamentos interactivos de mães portuguesas em situações diádicas de jogo.
- Participação das Mães na creche e no jardim de infância em PortugalPublication . Barros, Sílvia; Cruz, OrlandaApesar de haver alguma evidência da importância da participação das famílias na creche e no jardim de infância, existem poucos estudos sobre o envolvimento dos pais nas creches e nos jardins-de-infância em Portugal. Este estudo integra-se num projeto longitudinal e pretende descrever indicadores da participação das mães na creche e no jardim de infância, bem como analisar a associação desta participação com a qualidade do ambiente familiar e da sala de atividades.Participaram no primeiro momento do estudo (M1) 120 crianças entre 14 e 49 meses de idade (M = 26.19, DP = 7.07), que se reduziram a 90 aos 54 a 79 meses (M = 68.92, DP = 5.57) no segundo momento (M2). Em M1 as crianças frequentavam 30 salas de creches e em M2 43 salas de jardim de infância.A participação das mães na creche e no jardim de infância foi avaliada através de questões colocadas no âmbito de um questionário sociodemográfico (Questionário à Família), tendo sido criadas duas variáveis compósitas: participação passiva e participação ativa. A qualidade do ambiente familiar foi avaliada através das versões portuguesas da Home Observation for the Measurement of the Environment para crianças até aos dois anos (HOME 0-2 anos) e dos três aos cinco anos (HOME 3-5 anos). As versões portuguesas da Infant/Toddler Environment Rating Scale e da Early Childhood Environment Rating Scale - Revised Edition foram utilizadas para avaliar a qualidade dos contextos de creche e jardim de infância, respetivamente.
