Browsing by Author "Coutinho, Luís Filipe Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O projeto Games2Learn&Gamification2Engage: um estudo sobre as perceções dos professores, pais e alunos envolvidosPublication . Coutinho, Luís Filipe Silva; Lencastre, José AlbertoCada vez mais os professores procuram metodologias inovadoras que impliquem mudanças no quotidiano educativo e permitam que os seus alunos consigam um desenvolvimento escolar e pessoal de acordo com as exigências da sociedade atual. Por toda a Europa os projetos Erasmus+ são impulsionadores de inovação em contexto educativo e torna-se imperativo conhecer as boas práticas e, simultaneamente, compreender para alterar as desvantagens que estes projetos aportam. A dissertação que apresentamos teve por objetivo compreender as perceções de professores, alunos e pais da equipa portuguesa do projeto Erasmus+ Games2Learn&Gamification2Engage sobre a sua participação. Estes professores estiveram dois anos envolvidos em formação sobre metodologias de aprendizagem através de jogos e de gamificação. A formação esteve a cargo de dois investigadores do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. A opção metodológica seguida foi qualitativa e interpretativa e um design de estudo de caso. Para a realização deste estudo, realizámos uma revisão sistemática de literatura na base de dados ERIC, da qual resultou o quadro teórico que utilizámos para analisar os três focus group realizados no sentido de responder à nossa questão de investigação. Os resultados permitem concluir que para os professores há a perceção de que o uso de tecnologia em contexto educativo melhora o envolvimento dos alunos, promove a autonomia, a entreajuda e o desenvolvimento de competências transversais. Por outro lado, os professores sentem que o seu próprio papel mudou significativamente. Relativamente aos pais há a perceção de que os maiores ganhos são as mobilidades e o uso dos dispositivos móveis. Quanto aos alunos, o jogo e o uso de tablets são as grandes mais valias. No entanto, os professores sentem que necessitam de mais formação para alterarem definitivamente as suas práticas, e os pais têm preocupações com a previsível falta de continuidade destas iniciativas.