Browsing by Author "Costa, Rui Jorge Silva"
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- Comunicação política e redes sociais em Portugal: estudo de caso do partido Iniciativa LiberalPublication . Costa, Rui Jorge Silva; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos da; Queirós, Mário Joel Matos Veiga de OliveiraEm Portugal, o marketing político ainda vive essencialmente de trabalhar a comunicação política tradicional, contudo a utilização da internet e das redes sociais nas campanhas eleitorais e no engagement político pode ser benéfica. As redes sociais surgem como alternativa que evita os processos de filtragem jornalísticos, e nessa medida é algo de novo, reequacionando o papel dos media tradicionais e reduzindo a dependência mútua. O objetivo desta dissertação é avaliar o marketing político e a evolução da estratégia de comunicação num contexto em que a influência da internet e das redes sociais é crescente, tendo como referência o estudo de caso do partido Iniciativa Liberal (IL) e a sua atuação em campanhas eleitorais. Depois de uma revisão de literatura sobre o(s) tema(s) e da referenciação da informação pública divulgada sobre a IL, o estudo empírico foi conduzido a partir de dois inquéritos, realizados junto dos eleitores em geral e dos apoiantes do movimento político, e de uma entrevista com o seu presidente, para obtenção de opiniões e expetativas de um dos seus atores centrais. Os resultados comprovam que a penetração da mensagem através da Internet é cada vez mais poderosa e os movimentos políticos não podem ignorar o seu papel como fonte de comunicação e divulgação de informação. Além disso, a eficácia as redes socias estendeu-se à mensagem política, cuja utilidade na disseminação de informação por sua vez conduziu à necessidade dos movimentos políticos implementarem estratégias de marketing e comunicação coerentes e sistemáticas nas redes sociais. O estudo permitiu identificar o papel das redes sociais na campanha eleitoral da IL, cuja estratégia é um exemplo em Portugal do uso dessas tecnologias como principal impulsionador da comunicação nas campanhas eleitorais na sua função de mobilização e disseminação de temas de campanha. Confirma que uma estratégia de marketing e comunicação política alicerçada no uso eficaz da Internet e redes sociais e em outdoors criativos melhora a comunicação com os eleitores e visibilidade pública e pode traduzir-se em resultados eleitorais. É, assim, recomendável que os movimentos e partidos políticos incorporem as redes sociais e a Internet como parte da sua estratégia de marketing e comunicação política.