Browsing by Author "Costa, Pedro Silva"
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- Desenvolvimento de casos clínicos para práticas de simulação em contexto pedagógicoPublication . Faias, Joaquim Manuel Ventura; Alexandrino, Ana Manuela Ferreira da Silva; Gonçalves, Maria João Moreira; Costa, Pedro Silva; Rua, SandraNos últimos anos, tem se verificado um grande investimento no apoio a práticas pedagógicas de simulação na educação. Em Portugal, este recurso permanece ainda pouco implementado. A simulação pode ser definida como “”uma técnica que cria uma situação ou ambiente que permite às pessoas experimentarem uma representação de um evento real para a finalidade da prática, aprendizagem, avaliação, teste ou para desenvolver uma compreensão de sistemas ou ações humanas””. A criação do ESSim pretende, entre outros objetivos, desenvolver recursos e competências entre os docentes de diferentes áreas de formação, para a utilização de simulações na educação clínica dos futuros profissionais de saúde. Constituiu-se um grupo de trabalho para a construção de situações clínicas considerando: competências a desenvolver no estudante; casuística que permita interdisciplinaridade; necessidade de um conjunto de perfis para diferentes níveis de formação; e conjunto de características que possa abranger diferentes áreas de formação.
- O ensino da Medicina Nuclear durante a pandemia de COVID-19: reflexão após um ano de experiênciaPublication . Costa, Pedro Silva; Vieira, Domingos Manuel da Silva; Lemos, Joana Cristina da Costa; Costa, Pedro; Lemos, JoanaA Medicina Nuclear é uma especialidade médica na qual a formação de base dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica está, actualmente, integrada na Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia. Devido à sua vertente tecnológica, mas também ao dinamismo do conhecimento neste domínio científico e à actualização constante das ferramentas disponíveis para uso em ambiente clínico e biomédico, o investimento num processo de ensino-aprendizagem moderno e baseado em evidência reveste-se de especial interesse neste contexto. Apesar da importância que tais práticas já mereciam, a Pandemia de COVID-19 e as implicações da mesma ao nível da limitação da leccionação de aulas em contexto presencial obrigou a alterações relativamente profundas no processo de ensino-aprendizagem. Esta comunicação pretende promover reflexão acerca das estratégias de adaptação do ensino para metodologias à distância e/ou mistas implementadas pela Área Técnico-Científica de Medicina Nuclear da ESS|P.Porto, desde Março de 2020, apresentar os desafios inerentes a esse processo e partilhar resultados verificados em mais de um ano de experiência acumulada, na perspectiva dos docentes e dos estudantes envolvidos. Para além de testemunhos individuais recolhidos junto de docentes e estudantes, através de feedback empírico informal, está em curso a recolha estruturada de perspectivas, percepções e opiniões através de inquérito dirigido aos estudantes da Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia da ESS|P.Porto inscritos nos anos lectivos 2019/2020 e 2020/2021. Os resultados obtidos permitem sustentar a reflexão acerca da validade e interesse do recurso a metodologias de ensino à distância e/ou misto, com foco na identificação das variáveis influenciadoras deste processo.
