Browsing by Author "Costa, Joana Catarina Oliveira"
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- O papel das agências de viagens no desenvolvimento de packagings turísticos customizados para o enoturismoPublication . Costa, Joana Catarina Oliveira; Liberato, Dália; Pataco, TeresaO enoturismo é um setor do turismo em crescimento, que se destaca pela sua contribuição económica e cultural para algumas regiões em particular. As agências de viagens têm um papel fulcral na criação de packagings que se enquadram nas necessidades dos consumidores e alinhados com as expetativas dos turistas. A personalização destes packagings influência a satisfação e fidelização dos turistas. Neste sentido, estudar o papel das agências de viagens na criação de ofertas personalizadas é fulcral para otimizar a competitividade. Além disso, este tema é relevante para o setor académico, mas também para os profissionais do turismo, uma vez que fornece detalhes sobre como melhorar a oferta dos serviços. O objetivo geral desta investigação consiste em analisar e compreender o papel das agências de viagens no desenvolvimento de packagings turísticos para o enoturismo, com base na perceção e satisfação dos turistas e os seguintes objetivos específicos: determinar o perfil sociodemográfico dos reais ou potenciais enoturistas residentes das regiões Norte e Centro de Portugal; avaliar a influência das agências de viagens na customização de packagings turísticos de enoturismo; descrever os elementos mais valorizados pelos turistas em packagings de enoturismo personalizados e investigar a relação entre a personalização dos turísticos de enoturismo e a fidelização dos turistas. O presente estudo aplicou uma metodologia quantitativa, com recolha de dados através de inquérito por questionário. O questionário foi aplicado a 51 potenciais ou reais enoturistas, que vivessem na região Norte e Centro de Portugal. Os dados obtidos foram analisados com recurso ao programa IBM Statistical Package for Social Sciences(SPSS). Os resultados deste estudo comprovam que o enoturista real ou potencial é maioritariamente do género feminino, tem idade entre os 18 e os 24 anos, também possui habilitações académicas superiores ou equivalente, aufere um rendimento mensal líquido até 1000€ e vive na região Norte e Centro de Portugal. Com vista a responder ao segundo objetivo, também se pode concluir que as agências de viagens influenciam diretamente a customização de packagings de enoturismo e além disso a customização é um fator essencial para melhorar a qualidade dos serviços das agências. de viagens. Adicionalmente, a qualidade dos vinhos, o destino enoturístico, o atendimento personalizado e o acompanhamento dos guias são elementos que os enoturistas potenciais ou reais mais valorizam num packaging de enoturismo (objetivo3); a flexibilidade das agências de viagens em ajustar os packagings às preferências dos consumidores é um fator chave para tornar o cliente fiel e influenciar a decisão de compra futura. As agências de viagens deverão colaborar com operadores com serviços de guias especializados, incentivando a sua formação e investir na criação de packagings de enoturismo para um público-alvo mais jovem.