Browsing by Author "Costa, Jacinta Henriques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Extensão do sistema de gestão da qualidade à parte produtiva de uma empresaPublication . Costa, Jacinta Henriques; Ávila, Paulo António da SilvaNum contexto de crescente globalização e competitividade no mercado, a busca pela perfeição tornou-se quase imperativa para as organizações. Esta globalização trouxe oportunidades de expansão dos negócios, mas também alguns desafios, pela elevada concorrência no mercado, sendo essencial manter a conformidade com padrões internacionais de qualidade. Deste modo, o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade tornou-se um fator crucial não apenas atender às expectativas dos clientes e satisfação dos mesmos, mas também para garantir a sobrevivência e o crescimento sustentável no cenário internacional. Assim, a aptidão de fornecer produtos e serviços de alta qualidade tornou-se um diferencial competitivo essencial. No ambiente industrial, a qualidade não se fomenta apenas em atender às expectativas dos clientes, mas também para otimizar processos, reduzir desperdícios e garantir a segurança dos trabalhadores. A implementação de um sistema de gestão da qualidade baseia-se na aplicação da metodologia abordada pela ISO 9001:2015, que é um referencial internacional para sistemas de gestão da qualidade, caracterizada pela abordagem por processos. A fase inicial deste trabalho focou-se na análise detalhada do estado atual do sistema de gestão da qualidade da empresa. O estudo foca-se essencialmente na extensão do sistema de gestão da qualidade à parte produtiva da empresa, uma vez que os outros processos já se encontram certificados. Assim, foi elaborado uma lista de trabalhos a realizar com este processo. Numa fase posterior, foram criadas todas as ferramentas, procedimentos e documentação alicerçados à norma NP EN 9001:2015 necessária para a otimização do sistema produtivo. A implementação destas ferramentas já está a obter melhorias no sistema produtivo, como uma melhor organização que influencia positivamente a redução nos tempos de fabrico e menos tempos de espera, essencialmente. Para além isto, estas melhorias influenciam significativamente o desempenho dos colaboradores que além de terem um melhor desempenho, sentem-se mais satisfeitos e cooperativos com os seus colegas e superiores.
