Browsing by Author "Costa, Filipa Manuel da Silva Santos Baptista da"
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- A influência do marketing digital no comportamento de compra onlinePublication . Costa, Filipa Manuel da Silva Santos Baptista da; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro AndradeCom o desenvolvimento tecnológico, surge o consumo pelo canal online, o e-Commerce. Complementado a este consumo, surge o Marketing Digital, trazendo novas ferramentas que possibilitam às organizações uma maior interação com o consumidor, aproximando relações, bem como uma maior recolha de dados, de maneira a verificar as necessidades de cada indivíduo, conseguindo influenciar eficazmente e responder de forma rápida. Em contribuição, o Marketing Digital afeta severamente o comportamento de compra online. Tendo em conta o relatório CTT e-Commerce (2020) e o estudo realizado pela ACEPI (2020), indicam que em Portugal, os setores moda/beleza; produtos alimentares e bebidas e categorias de equipamentos para uso doméstico (setor informático/eletrodoméstico) foram os mais comprados online, este estudo tem como objetivo observar a influência digital no comportamento de compra online, assim como procurar entender as razões e motivações das mesmas, aliando tudo isto à intenção da repetição de compra, estratificada pelas gerações adultas. Com base neste pressuposto, foram formuladas um conjunto de questões, para responder aos objetivos deste estudo. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com recurso a um questionário. Neste estudo de investigação observa-se que as principais razões para a compra online devem-se à conveniência/comodidade, seleção, informação disponível. Verificou-se que existe uma maior associação entre os valores hedónicos com a intenção da repetição de compra com a geração Z. Já a maior associação entre os valores utilitários com a intenção da recompra dá-se na geração Y. Também se verificou que a geração Z é a mais provável de voltar comprar pelo canal online. Por fim, verificou-se que o Marketing Digital e as suas ferramentas influenciam positivamente o comportamento de compra do consumidor online e que são as promoções e notificações personalizadas a cada consumidor que acabam por influenciar mais o mesmo. Ainda assim, a geração Z, no geral, é a mais influenciada digitalmente.
