Browsing by Author "Costa, Carolina Mota da"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O papel do professor no desenvolvimento da capacidade de trabalho autónomo de um quarteto de cordas do ensino secundárioPublication . Costa, Carolina Mota da; Fonseca, Ana Maria Liberal da; Quaresma, Filipe Alexandre Abrantes Prata; Alves, Raquel; Matos, PauloEste relatório de estágio reflete o trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga durante o ano letivo 2024/2025. Reflete, também, o projeto de investigação desenvolvido nesta mesma escola com o objetivo de estudar o desenvolvimento de práticas de trabalho autónomo no âmbito da área de música de câmara no ensino secundário, analisando o papel do professor como principal influência no desenvolvimento dessas práticas. O estudo foi efetuado recorrendo à observação de 11 aulas de música de câmara de um quarteto de cordas do 12º ano de escolaridade e entrevistando o grupo e o respetivo professor. Os resultados indicam que o docente tende a adotar uma abordagem pedagógica mais diretiva do que aquela que afirma valorizar na entrevista. Esta abordagem é corroborada pelos membros do quarteto de cordas que, tanto nas aulas como na conversa com a investigadora, manifestaram o desejo de assumir um papel ativo nas decisões interpretativas.
- O quarteto de cordas: um laboratório de observação de interações humanas para a otimização da performance artísticaPublication . Costa, Carolina Mota da; Cabral, Inês Salselas; Vieira, Vítor Macedo AntunesEsta dissertação procura compreender como as dinâmicas internas de um quarteto de cordas podem influenciar o seu processo de trabalho e, consequentemente, o resultado artístico. Tendo por base experiência prévia e uma revisão bibliográfica abrangente, este trabalho é um exercício de observação e avaliação do funcionamento de um quarteto de cordas partindo de conceitos e paradoxos pré-definidos. Analisam-se dinâmicas de comunicação, liderança, conflito e relações interpessoais quando ocorrentes no contexto do trabalho artístico. A investigação é feita recorrendo ao método de observação externa de ensaios e de entrevistas com um quarteto de cordas ativo.