Browsing by Author "Cortez, Maria Leonor Antunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de um manual de abertura de um bar/rooftop de uma unidade hoteleira: caso prático do Rooftop Porto Coliseum HotelPublication . Cortez, Maria Leonor Antunes; Azevedo, DanielO presente relatório tem por base o estágio curricular realizado no Porto Coliseum Hotel entre outubro de 2018 a março de 2019, com vista a conclusão do Mestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing no Instituto Politécnico do Porto. No relatório é apresentada uma revisão de literatura acerca das áreas de estudo do Turismo, da Hotelaria e da Gestão de restauração, tal como uma descrição e análise do manual de abertura do bar/rooftop no Porto Coliseum Hotel e das atividades desempenhadas durante o estágio. O estagio foi realizado no departamento de Food and Beverage (F&B), mais propriamente no bar/rooftop do hotel, tendo sido incluída na equipa como estagiária e participando ativamente nas decisões e nas ações da equipa. O objetivo principal do estagio centra-se no desenvolvimento de raiz de um manual de abertura de um bar/rooftop, na aquisição e aplicação de conhecimentos referentes à gestão e operação hoteleiras, nomeadamente no que concerne às fases de planeamento, execução, controlo e monitorização, numa tentativa de melhorar processos futuros e desenvolver competências. A metodologia assentou em três ferramentas distintas de investigação: numa primeira fase foi realizada a análise de benchmarking, de seguida, foi feita a analise da concorrência e, por fim, a elaboração do questionário online de estudo de mercado. Através dos resultos obtidos foi possível criar bases e conceitos para a criação e o desenvolvimento do manual de abertura. Desse modo, a conceção do manual revelou-se, de certa forma exigente, principalmente pela pouca informação disponível sobre o assunto. Contudo, o manual teve um papel imprescindível na abertura do bar, por compilar todos os tópicos necessários a serem seguidos para, assim, se concluir de uma forma correta e eficaz a sua criação. Com isso, constatou-se que aquilo que os clientes de bares/rooftops em unidades hoteleiras mais procuram tem uma influência direta na importância de algumas características mencionadas, como; um ambiente divertido e descontraído, a vista sobre a cidade, a música ambiente, o atendimento eficaz, a variedade no menu, o preço competitivo e a localização. Verificou-se, ainda, que os comentários nas redes sociais têm uma grande influência nos hábitos de consumo dos inquiridos, sendo ainda a fonte mais recorrente de pesquisa de informação acerca dos bares/rooftops em unidades hoteleiras. Os resultados alcançados permitiram avaliar a dinâmica colocada em prática, bem como analisar a proposta inicial como um todo, a fim de se conseguir retirar as devidas conclusões. Por fim, verificou-se que o projeto desenvolvido foi viável, tendo sido possível a sua implementação.
