Browsing by Author "Coelho, Maria de Jesusa Azevedo"
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- Satisfação da família com os serviços de Educação EspecialPublication . Coelho, Maria de Jesusa Azevedo; Ferreira, Manuela SanchesO Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho defende uma escola inclusiva e revoga o anterior Decreto-Lei nº 3/2008 que regulamentava a Educação Especial em Portugal. Em prol de uma escola verdadeiramente inclusiva, surge um quadro legal alinhado com uma visão holística e com uma abordagem contínua e integrada do percurso escolar. Com esta legislação, reforça-se o estatuto dos pais e encarregados de educação, estabelecendo um conjunto de direitos e deveres conducentes ao seu envolvimento em todo o processo educativo dos seus educandos. Os pais ou encarregados de educação têm o direito e o dever de participar e cooperar ativamente em tudo o que se relaciona com a educação do seu educando, bem como aceder a toda a informação constante no processo individual do aluno, designadamente no que diz respeito às medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão (artigo 4º do Decreto-Lei nº 54/2018 de 6 de julho). As famílias são inquiridas para avaliar a eficácia dos serviços prestados aos seus educandos. Sendo a Educação Especial entendida como um conjunto de serviços, avaliamos, através de uma versão adaptada da tradução do “ Parental Satisfaction With Special Education Services in the United States Virgin Islands”, o grau de satisfação das famílias de alunos com necessidade de mobilização de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e o seu envolvimento. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que o nível de satisfação da família com as diferentes áreas apoiadas pelos Serviços de Educação Especial, essenciais ao desenvolvimento do aluno se situa no nível 3 “satisfeito”. Permite-nos, ainda, aferir que as famílias ainda não estão plenamente satisfeitas com os serviços de Educação Especial. Para que o grau de satisfação aumente é fundamental considerar as suas expectativas e principais necessidades, perceber o seu envolvimento como um facilitador em todo o processo educativo dos alunos.