Browsing by Author "Cavaco, Rodrigo Valente Roque da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing digital e criação de valor na gestão de comunidades virtuais, na indústria dos videojogosPublication . Cavaco, Rodrigo Valente Roque da Silva; Reis, José Luís Tavares Pires Dias dosAs comunidades virtuais constituem um ponto de contacto cada vez mais relevante entre estúdios de videojogos e as suas comunidades de jogadores, pelo que o presente estudo pretende explorar a aplicação do marketing digital na gestão das mesmas, a fim de criar valor para ambas as partes. Este estudo exploratório é realizado com recurso a entrevistas a três grupos diferentes de indivíduos: criadores de videojogos, jogadores e gestores de comunidades virtuais de videojogos. Através da análise e cruzamento dos testemunhos dos três grupos, os pontos de vista, experiências, estratégias e desafios por estes partilhados permitem compreender de que forma a gestão destas comunidades cria valor para os dois intervenientes. Verificou-se que, para os jogadores, esta gestão permite que os mesmos se mantenham atualizados quanto a desenvolvimentos dos seus estúdios favoritos e, para além disso, possibilita que estes comuniquem, quer entre si, quer com os criadores de videojogos. Estes podem, assim, dar feedback aos estúdios, o que faz com que se sintam envolvidos nos processos de desenvolvimento dos jogos. O valor criado para os criadores consiste, por sua vez, no facto de as comunidades virtuais lhes permitirem manter os seus jogadores atualizados e investidos, tanto antes como após o lançamento de cada projeto, permitindo até canalizar os seus jogadores dos projetos atuais para novos projetos a desenvolver. Para além disso, verificou-se que as comunidades virtuais permitem aos criadores recolher feedback dos jogadores relativamente aos seus jogos, o que, por sua vez, contribui para que estes sejam otimizados. Ficou claro, por sua vez, que os estúdios e respetivos gestores de comunidades virtuais recorrem a diversas áreas do marketing digital para as gerir e, deste modo, criar valor para os criadores e jogadores. Estas áreas foram identificadas ao longo da investigação e, para além disso, foi também possível verificar a sua aplicação nas estratégias partilhadas durante as entrevistas.