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- Reorganização Logística e Gestão da Farmácia de Ambulatório da ULSMPublication . Castro, Catarina Isabel Pires Almeida e; Pereira, Maria Teresa RibeiroA Farmácia Hospitalar, pertencente à Unidade Local de saúde de Matosinhos, tem um grande papel na comunidade visto que, para além de fornecer medicamentos a toda a Unidade Interna, tem um serviço por si criado, denominado de “Farmácia de Ambulatório Hospitalar”, que permite a continuidade de tratamentos hospitalares em casa, num ambiente mais cómodo e familiar. Apesar da sua importância, este serviço tem vindo a perder qualidade e tem levado ao descontentamento dos pacientes. Tudo isto se deve principalmente às faltas de apoio do estado, que ao não permitirem a contratação de mais recursos humanos levam por vezes este tipo de serviços a descorarem questões consideradas secundárias, mas igualmente importantes, como é o caso da gestão de stocks. Isto tem levado a que haja um elevado número de roturas de stock em alguns casos e excesso do mesmo noutros, as rotas de entrega de medicamentos não são cumpridas e o pessoal médico não se encontra sensibilizado para o problema. Na presente dissertação, é feita inicialmente uma breve distinção entre logística hospitalar e farmácia hospitalar, onde são referidas as burocracias presentes nesta última. São também distinguidos os diferentes métodos de gestão de stocks existentes e são comparados dois estudos feitos na mesma área e os métodos utilizados. Posteriormente é iniciado o desenvolvimento do projeto, descrito o serviço em estudo, analisados todos os componentes positivos e negativos e por fim apresentada uma proposta de implementação e respetivos resultados conseguidos. Desde o início do estudo foram criados KPI’s que permitiram quantificar os problemas e sensibilizar os profissionais de saúde para o que estava a acontecer. A proposta de implementação tem em conta as pesquisas feitas presentes no capítulo da Revisão Bibliográfica e uma visita ao mesmo serviço do Hospital de S. João. Optou-se por criar um Armazém Avançado com Reposição por Níveis. Os níveis foram definidos tendo em conta as procuras de cada medicamento e divididos em três classes diferentes de forma a usar a melhor estratégia para cada tipo de procura. Após isso e com a ajuda dos informáticos da ULSM foram parametrizadas janelas de gestão de stocks para que a reposição seja feita toda informaticamente. Todas estas mudanças resultaram numa redução em 30% das roturas, desde o inicio do estudo, onde estas atingiam picos de 6%, reduzindo para 4,5% numa fase em que os profissionais já estavam sensibilizados para o problema, e finalmente para 1,5% na fase final onde a proposta já tinha sido implementada. Relativamente ao excesso de stock, este foi reduzido em 66%. As rotas de entrega de medicamentos foram estipuladas e verificou-se um cumprimento das mesmas. Esta dissertação permitiu tecer conclusões tanto sobre a situação inicial, assim como acerca das consequências aquando da concretização da solução proposta, ainda que com algumas limitações a nível de recolha de dados, como as constantes greves que existiram no setor de saúde durante todo o decorrer do projeto.