Browsing by Author "Castro, Adriana Alves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os diários de aprendizagem no processo de reflexão do docente de Inglês do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Castro, Adriana Alves; Cruz, Mário Rui Domingues Ferreira daO presente estudo, realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB, teve como finalidade compreender a importância da reflexão no processo de formação e na profissão docentes, bem como a utilização da tecnologia nos processos colaborativos e reflexivos. Teoricamente, o nosso estudo assenta na certeza de que a reflexão é uma das competências essenciais no desenvolvimento da profissão e formação docente, proporcionando aos professores oportunidades para o seu desenvolvimento, tornando-os melhores e mais conscientes do seu papel numa escola (Oliveira & Serrazina, 2014, p. 37) e de que a colaboração entre docentes visa uma partilha de saberes, no sentido de se compreender da melhor forma a profissão docente. Este estudo foi desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, sendo que a análise de dados da nossa investigação assenta na perspetiva qualitativa com contornos da perspetiva etnográfica e da investigação-ação, cuja análise de dados se sustenta numa metodologia qualitativa com recurso à análise estatística, à análise documental e à análise de conteúdo. Aplicámos estas metodologias na análise dos dados obtidos através de inquéritos por questionário, dos diários de aprendizagem, de impressões obtidas de uma conversação por chat e das nossas planificações das unidades didáticas. Detivemos algumas limitações no que concerne o desenvolvimento do estudo. Deveriam ter sido implementados mais momentos de reflexão conjunta online que não se concretizaram devido a condicionalismos de espaço. Um outro constrangimento prende-se com a escrita de narrativas autobiográficas, pois não foi possível aferir se é estimulada a escrita de narrativas autobiográficas por parte das Instituições de Ensino Superior. Não obstante, o nosso estudo revelou que a escrita reflexiva de um diário de aprendizagem é de facto primordial num processo de autoconhecimento metamorfósico, de formação e na profissão docente, assim como a colaboração que, por sua vez, visa uma partilha incessante de conhecimentos onde “cada participante é equitativamente reconhecido e valorizado no seu pensamento,na sua experiência e nos seus contributos” (Canha, 2013, p. 62).