Browsing by Author "Carvalho, Mafalda Barradas"
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- O impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portuguesesPublication . Carvalho, Mafalda Barradas; Coimbra, Daniela da CostaO objectivo desta dissertação foi o de analisar o impacto da participação em concursos no percurso profissional de flautistas portugueses. Para tal, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a nove flautistas profissionais portugueses, membros de orquestras e/ou professores no ensino superior. Foi ainda feito um levantamento dos principais concursos de flauta nacionais e dos principais concursos internacionais, juntamente com o levantamento dos compositores e das obras que estes últimos mais requisitam nas suas provas. Os resultados indicaram que a maioria dos concursos de flauta nacionais ocorre no Norte do País, e teve um aumento significativo em 2006, estando actualmente estabilizado, e que a maioria dos concursos internacionais de flauta ocorre na Europa. Constatou-se que, no que diz respeito aos concursos internacionais, há compositores cujas obras são muito utilizadas como repertório obrigatório. Carl P. E. Bach, Mozart, Debussy, Jolivet e Taffanel são os compositores mais prescritos nestes concursos. Quando olhamos para peças específicas usadas nos concursos aparecem no entanto outros compositores. Se é um facto que a Sonata para flauta solo em lá menor de C.P.E. Bach e os Concertos de Mozart em Sol Maior e em Ré Maior são das mais utilizadas a concurso, encontramos também entre as mais usadas a Sequenza de Berio, a Sonata de Prokofiev e a Sonatina de Dutilleux. Os resultados indicaram ainda que a maioria dos flautistas (sete), sobretudo os mais novos, considera que o impacto da participação em concursos foi muito importante no seu percurso profissional porque permitiram um maior conhecimento do meio artístico, o contacto com novas culturas e com outras formas de tocar, o confronto com diferentes interpretações, o desenvolvimento da capacidade para lidar com a ansiedade na performance e o desenvolvimento da sua auto-eficácia. O facto de os participantes, professores, incentivarem os seus alunos a participar em concursos reforça a importância que os mesmos atribuem a esta actividade. Concluiu-se que os participantes consideraram o impacto da participação em concursos no seu percurso profissional de forma positiva.