Browsing by Author "Carvalho, Catarina da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A inteligência artificial na produção de conteúdo escrito: análise de ação dos copywritersPublication . Carvalho, Catarina da Silva; Teixeira, Sandrina Francisca; Ferreira, Ana Maria Lima FariaA Internet transformou-se no maior meio de comunicação global, tornando inquestionável o desenvolvimento de estratégias de marketing digital, que por sua vez gerou a necessidade da criação de conteúdo personalizado em grande escala. A evolução da Inteligência Artificial (IA) trouxe ferramentas que podem ajudar nessa mesma produção. Esta investigação visa perceber como é utilizada a IA pelos copywriters para a produção de conteúdo escrito. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista, conjugando a utilização de uma metodologia quantitativa através da realização de um questionário (n=113) e uma metodologia qualitativa através da elaboração de entrevistas (n=7) a diferentes profissionais da área. Como resultado deste estudo, foi possível perceber que os copywriters têm uma opinião positiva sobre a utilização de IA, considerando-a uma ferramenta poderosa, capaz de auxiliar o desbloqueio da criatividade e de diminuir o tempo de criação de conteúdo. Contudo, as ferramentas de IA atualmente utilizadas são consideradas insuficientes e com vários pontos que precisam de serem melhorados. O contributo da presente investigação pode ser relevante não só para a comunidade de copywriters, como para todos os profissionais e empresas que com eles interagem e, que de certa forma, beneficiam ou dependem do trabalho que desenvolvem. Para além disso, o estudo é também pertinente para a comunidade científica, oferecendo uma base para futuras investigações, e para os desenvolvedores de ferramentas de IA, fornecendo um feedback direto sobre as necessidades de melhoria e as expectativas de futuro dos copywriters acerca destas tecnologias.