Browsing by Author "Carvalho, Bibiana Filipa Pinto da Rocha"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A transformação de uma aluna numa professora!Publication . Carvalho, Bibiana Filipa Pinto da Rocha; Barbot, AntónioO presente relatório de estágio (RE) surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento procura apresentar o trabalho desenvolvido pela mestranda durante a sua prática profissional, como a mobilização de conceitos teóricos e legais que orientam a prática docente, ainda como saberes científicos pedagógicos e didáticos que auxiliam a realização da PES. O RE refere as variedades de experiências e aprendizagens concretizadas pela mestranda, ou seja, pauta o culminar da sua prática pedagógica e de formação, sustentando numa metodologia de cariz investigativo e mediativo, orientado pelas quatro fases subjacentes à investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. Na elaboração deste documento, foram mobilizados diferentes pressupostos teóricos e legais que são o pilar da educação e sustentam a prática pedagógica da mestranda. Durante a PES, a mestranda contactou com os dois ciclos de ensino – o 1ºCEB e o 2ºCEB – permitindo uma visão das temáticas a abordar e uma evolução e transformação de estratégias e recursos utilizados, adequando-os às características de cada contexto. Para além disso, a mestranda desenvolveu dois tipos de modalidade: ensino presencial e Ensino à Distância (E@D). É de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão, que contribuíram para o crescimento da mestranda. Ainda, neste documento é possível apresentar uma componente investigativa, em formato de artigo científico, onde se procurou averiguar em que medida é possível usar as tecnologias para abordar conteúdos curriculares de astronomia e de que forma contribuem para a aprendizagem dos alunos. Esta investigação promoveu à mestranda um conhecimento científico e pedagógico sobre as tecnologias e a astronomia. Neste sentido, foi necessário conhecer a realidade vivida na sala do 3º ano de escolaridade e proporcionar a estes alunos uma diferente forma de abordar os conteúdos, utilizando as tablets de modo que os alunos manipulassem as diferentes aplicações propostas. Para compreender o impacto desta investigação, a mestranda recorreu a diferentes instrumentos de recolha de dados. Os dados recolhidos foram analisados e ajudaram a mestranda a dar resposta às suas questões de investigação, bem como, permitiram verificar se os objetivos delineados foram ou não atingidos. Esta conclusão é suportada pelo facto da maioria dos inqueridos ter concordado que as aplicações e estratégias usadas foram importantes para a sua aprendizagem.