Browsing by Author "Carvalho, Adriana Orrico"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impactos da 4ª Revolução Industrial nas instituições de ensino: o caso do Instituto Federal de Mato Grosso do SulPublication . Carvalho, Adriana Orrico; Sarmento, Anabela Mesquita TeixeiraEsta pesquisa apresenta uma reflexão sobre as transformações decorrentes da 4ª Revolução Industrial e o seu impacto, especialmente no mundo do trabalho (Trabalho 4.0), no perfil do trabalhador (Profissional 4.0) e, consequentemente, na educação (Educação 4.0). Teve por objetivo identificar os potenciais impactos, mas também perceber de que forma os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil estão se preparando para os desafios do futuro, no que concerne à Educação 4.0, quer do ponto de vista da gestão estratégica (alta administração), quer do ponto de vista da gestão operacional (professores). Para tanto, adotou-se o Modelo Sistêmico de Educação (Carvalho, 2018) de forma adaptada, cujas dimensões incluíram os valores e as crenças da comunidade educacional (Paradigma), o Currículo, os Modelos de ensino-aprendizagem, as Tecnologias, a Infraestrutura e o Ecossistema educacional (Hannon, Thomas, Ward & Beresford, 2019). Valendo-se da metodologia de pesquisa do tipo exploratória e do estudo de caso no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), esta investigação combinou análises qualitativa e quantitativa, com uso de softwares de computação estatística. A aplicação de questionário entre professores do ensino básico, técnico e tecnológico e a realização de entrevistas com dirigentes educacionais permitiram obter uma visão panorâmica da instituição nos dois níveis de gestão (estratégico e operacional). Dessa forma, o presente trabalho apresenta contribuições por delinear as principais características da Educação 4.0, mas também tem implicações práticas, pois aponta possibilidades para as instituições de ensino se autoavaliarem a partir de uma visão sistêmica para a Educação 4.0.
