Browsing by Author "Carvalhal, Benilde Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O fenómeno das fake news nas redes sociais: o papel e a atuação das relações públicas em Cabo VerdePublication . Carvalhal, Benilde Pereira; Pinto, Susana Mónica da CruzAo analisar o posicionamento de vários autores, é possível perceber que o fenómeno das fake news tem ganhado cada vez mais espaço e relevância atualmente. No entanto, se a análise tiver um campo mais abrangente (desde os primórdios), é possível identificar fenómenos que se assemelham às fake news. Estes acontecimentos ganham uma proporção ainda maior considerando o crescente desenvolvimento das novas tecnologias e a presença das redes sociais no nosso quotidiano, que lhes assegura uma propagação acelerada, transfronteiriça e com maiores chances de reprodução e circulação. É exatamente com base neste cenário, que se pretende aqui compreender o fenómeno das fake news no contexto das redes sociais, analisando a intervenção das Relações Públicas face a este acontecimento. Assim, importa analisar o posicionamento dos profissionais de Relações Públicas face aos efeitos das fake news, procurando a diferenciação institucional e a construção de relacionamentos com os seus stakeholders, através da promoção e difusão de informações credíveis e confiáveis. Esta investigação tem como principal objetivo conhecer as possíveis intervenções que poderão ter os profissionais de Relações Públicas, em Cabo Verde, no contexto das fake news nas redes sociais. Através de um retrato descritivo, de natureza quantitativa, seguindo um modelo hipotético dedutivo, através de um inquérito por questionário a uma amostra de 114 estudantes de Relações Públicas e profissionais desta área, apresentando-se um conjunto de possíveis recomendações e boas práticas que os profissionais de Relações Públicas poderão implementar nas suas instituições fazer face ao fenómeno das fake news. Os resultados deste estudo traçaram um panorama a nível do conhecimento dos estudantes e profissionais de Relações Públicas sobre a temática das fake news, bem como os efeitos deste fenómeno numa organização e um quadro de possíveis estratégias consideradas como fundamentais para responder a este fenómeno, deixando claro a necessidade de apostar numa melhor informação/formação dos profissionais de relações públicas relativamente às fake news.
