Browsing by Author "Carneiro, Daniela Abadia"
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- Perfil do empreendedor social brasileiroPublication . Carneiro, Daniela Abadia; Bernardino, Susana Jacinta QueirósO empreendedorismo social configura-se como um fenômeno recente que tem atraído a atenção de diversos pesquisadores. O estudo realizado parte de uma pista de investigação futura apontada por Bernardino (2013) em sua tese de doutoramento realizada em Portugal, no qual a autora indentifica o perfil do empreendedor social português e propõe a realização de estudos semelhantes em contextos empíricos diferentes. Sendo assim, o presente trabalho objetivou identificar o perfil do empreendedor social brasileiro e compará-lo ao perfil do empreendedor social português. Utilizou-se uma abordagem exploratória, descritiva e de natureza quatitativa. A amostra utilizada foi não probabilística e por conveniência, sendo a pesquisa realizada através de um questionário aplicado online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os dados foram tabulados utilizando o software SPSS. Os resultados obtidos permitiram caracterizar os negócios sociais brasileiros. Em relação ao o perfil psicográfico, identificou-se que dentre os traços de personalidade analisados, a agradabilidade, abertura a experiências e extroversão tem influência positiva sobre a iniciativa social. Quanto ao perfil demográfio dos empreendedores sociais, com exceção do gênero, que não apresentou diferenças estatisticamente significativas, a idade, o nível de formação, a área de formação, a situação ocupacional anterior e o setor de proveniência dos indivíduos são variáveis que podem influenciar um indivíduo na decisão de empreender socialmente. Já as motivações que influenciam a iniciativa, estão relacionadas a afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal. Em relação à percepção da viabilidade da iniciativa, os resultados demonstram que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo é tida como o fator mais importante para a criação da iniciativa, enquanto a percepção da favorabilidade do contexto externo representa menos significância. Por fim, foi feito um estudo comparativo entre os empreendedores sociais portugueses e brasileiros, assinalando as principais semelhanças e diferenças entre os perfis dos mesmos.
