Browsing by Author "Carneiro, Alexsander Furtado"
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- Repercussões da reformulação do Curso de Engenharia Mecânica - IFSul Câmpus Passo Fundo na Comunidade AcadêmicaPublication . Carneiro, Alexsander Furtado; Teixeira, Maria Inês SilvaO presente estudo trata da reforma curricular num curso de Engenharia com o objetivo de compreender como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação, foram perpecionadas pelos docentes na reformulação do projeto pedagógico de curso (PPC). Tendo em vista este tema, nesta investigação procuramos: (a) conhecer o modo como os professores percecionam as novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de engenharia mecânica;(b) saber se a atualização do PPC está de acordo com os referenciais e diretrizes curriculares nacionais; (c) compreender se as alterações se restringiram ao currículo prescrito ou se foram extensivas aos currículos real e oculto; (d) saber o que mudou na prática pedagógica dos professores após a alteração curricular; Para esta investigação,foi definido como participantes,oito professores do quadro dos docentes do curso de Engenharia Mecânica do Instituto FederalSul rio-grandense,campus Passo Fundo. A investigação tem caráter qualitativo,em que a coleta de dados é realizada através de entrevistas semi-estruturadas com os professores e a análise documental das DCNs,dos referenciais curriculares e do PPC do curso. Dos resultados obtidos, destaca-se que: (a) as DCNs foram consideradas pelos docentes como sendo algo necessário para a aprovação do curso e ao mesmo tempo não é importante para a sua atuação; (b) destaca-se a ideia, entre os docentes,de PPC como um guia;(c) para uma reforma tenha sucesso são necessários sete itens, a reforma estudada atende apenas três; (d) podemos dizer que a reformulação do PPC trouxe novas abordagens pedagógicas, porém grande parte do corpo docente as desconhece; (e) Percebe-se esforços para desenvolver uma formação mais humana no curso;e (v) existe pontos de divergência entre o PPC do curso e as DCNs.
