Browsing by Author "Carneiro, Adriane Piedade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Evasão nos Cursos Técnicos Concomitantes: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Patos de Minas.Publication . Carneiro, Adriane Piedade; Coelho, Sónia Múrias MiraA evasão é um fenômeno complexo presente em todos os níveis de ensino brasileiro interferindo negativamente no processo educacional brasileiro, levando o governo em todas as suas autarquias, as escolas e as famílias a buscarem formas de intervenção e contenção dos índices atuais. A evasão é constatada quando o aluno interrompe definitivamente os estudos ou nem chega a matricular-se numa escola. Já o abandono escolar caracteriza-se pelo fato do aluno deixar de frequentar a escola retornando no ano seguinte. Tanto a evasão quanto o abandono conduzem ao insucesso escolar. O estudo teve como objetivo principal identificar as causas da evasão nos cursos Técnicos Concomitantes em Eletrotécnica, Logística e Mineração ofertados pelo IFTM-Patos de Minas. O estudo foi realizado em nove turmas dos referidos cursos, ofertadas de 2013/2 a 2015/1 e com os docentes da instituição. Adotou-se a metodologia qualitativa do tipo estudo de caso e a coleta dos dados se deu por meio da técnica de aplicação de questionários online. Os índices de evasão verificados são elevados e indicam a necessidade da aplicação de medidas para reduzí-los. As principais causas da evasão estão relacionadas, primeiramente, a questões pessoais e vocacionais, fatores didático-pedagógicos e por fim, fatores estruturais e administrativos da escola, indicando que as mesmas se relacionam com as variáveis apontadas pelos autores cujos estudos foram tomados como base para a realização desta pesquisa. As respostas embasaram a elaboração do Plano de Ação que visa prevenir a ocorrência da evasão e elevar a permanência dos alunos nos cursos até a conclusão dos mesmos.