Browsing by Author "Cardoso, Rui Filipe Gesto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Os canais de distribuição e a otimização de tarifas: o caso do Hotel Crowne Plaza PortoPublication . Cardoso, Rui Filipe Gesto; Liberato, Dália; Oliveira, MónicaO Revenue Management é facilmente descrito como a técnica de gestão comercial que ajuda a vender o produto certo, no momento certo, ao cliente certo, na tarifa certa e através do canal de distribuição mais adequado. No entanto, existe todo um processo complexo e analítico na sua essência que leva à criação e maximização das receitas. O presente relatório surge após o período de estágio curricular, na unidade hoteleira Crowne Plaza Porto, hotel da cadeia IHG e tem como principal objetivo o estudo dos canais de distribuição e a otimização de tarifas. No desenvolvimento do estudo foi delineada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a Revenue Managers, com a finalidade de analisar o impacto dos canais de distribuição e da otimização de tarifas nas unidades hoteleiras, bem como de conhecer as estratégias aplicadas por estes profissionais quanto aos temas em destaque. O objetivo final do estudo é dar a conhecer o funcionamento do departamento de reservas e Revenue Management do Hotel Crowne Plaza Porto e compreender de que forma podem os canais de distribuição e a otimização de tarifas contribuir e afetar as unidades hoteleiras. No âmbito da presente investigação foram definidos os principais canais de distribuição utilizados pelas unidades hoteleiras, assim como o impacto e peso que cada uma destas tem dentro das organizações; identificadas as estratégias de maximização da receita ao recorrer a Account Managers das OTA de forma a criar um forecast preciso e posteriormente aplicação das restrições de Yield; observadas as possíveis perdas de rentabilidade ocorrentes das disparidades de preço causadas pelos metasearch; analisadas as estratégias para a otimização de tarifas tendo por base uma correta definição do business mix, e posteriormente uma análise ao contexto micro e macro económico com recurso aos feeder markets e on the books para a definição do forecast e terminando com a aplicação das estratégias de Yield para levar a um aumento do ADR e melhor gestão de inventário.