Browsing by Author "Cardoso, Daniela Pinheiro"
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- Projeto de implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado na norma NP EN ISO 9001:2015 - estudo de caso Pinheiro Cardoso, LdaPublication . Cardoso, Daniela Pinheiro; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalO projeto apresentado consiste na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na organização Pinheiro&Cardoso, Lda., empresa do setor da Construção Civil – Carpintaria de Limpos. O projeto tem por base um estudo de caso, com o intuito de melhorar o seu desempenho organizacional. O Sistema de Gestão da Qualidade projetado é apoiado pela versão portuguesa da Norma Europeia ISO 9001:2015. O presente estudo foi sustentado por reuniões com a gestão de topo da Pinheiro&Cardoso, Lda., entrevista com os colaboradores, formação de sensibilização com toda a organização e observações do autor, permitindo o desenvolvimento de uma proposta para futura implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade na empresa. A metodologia utilizada neste trabalho é o estudo de caso de natureza qualitativa. Primeiramente, foi feita uma análise das práticas da organização face aos requisitos do referencial normativo, consentindo num conhecimento para desenvolver as ações necessárias à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Foi estudado o processo do trabalho desenvolvido pela organização desde a consulta dos clientes ao fornecimento de produtos e serviços, sendo parte fundamental a abordagem por processos recomendado pelo referencial normativo. O resultado permitiu adequar os processos existentes, analisar o contexto organizacional e desenvolver a estratégia de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma NP EN ISO 9001:2015, sempre com o foco central na satisfação dos clientes e outras partes interessadas. A organização Pinheiro&Cardoso, Lda., com a proposta de implementação do presente projeto, assumiu uma nova postura face ao pensamento sobre a Qualidade e sua importância. A perceção do funcionamento e a clarificação do seu sistema documental também foram adquiridos pela empresa, que se comprometeu a corrigir situações, procurando a melhoria das ligações com todas as partes interessadas.