Browsing by Author "Campos, Tiago Filipe Abreu"
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- Implementação de um plano de marketing interno no Hotel Meliã Barcelona Sky: contribuição para o sucesso e sustentabilidade da unidadePublication . Campos, Tiago Filipe Abreu; Oliveira, MónicaAtualmente, a industria hoteleira é um dos sectores mais concorridos quer ao nivel da criaçao e implementaçao de unidades hoteleiras quer ao nivel da taxa de empregabilidade. No entanto, é um dos sectores com maior rotatividade provocados por fatores financeiros, nomeadamente fracos salários, e pelas mentalidades da sociedade atual, que provocam uma má imagem do setor. Nesta geração da grande concorrência e das constantes diferenças dos serviços hoteleiros, lidera quem primar pela diferença. Essa diferença nao é conseguida através dos pontos de venda de um hotel, mas sim pelos colaboradores que desempenham o serviço ao cliente, e é essa diferença em que as organizações tem que investir. Para tal diferença no serviço surge a aplicação do marketing interno, onde as técnicas tradicionais de motivação e gestão dos colaboradores sofrem uma drástica modificação, fazendo com que os colaboradores da organizaçao atinjam com mais facilidade os objetivos da empresa, satisfazendo o cliente externo com um serviço distinto dos demais. O marketing interno assenta na ideia de que antes de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes externos, a organizaçao deve procurar satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes internos, ou seja, os colaboradores da organização. Para tal, este instrumento de gestão de recursos humanos possui uma série de ferramentas que utilizadas de forma adequada e estratégica, se tornam fundamentais para um desempenho de funçoes cada vez melhor, bem como para a melhora do compromisso com os valores e visão da empresa por parte dos colaboradores. Este relatorio de estágio curricular tem como objetivo analisar a implementaçao de um plano de marketing interno dentro de uma unidade hoteleira em Barcelona, designada de Hotel Melia' Barcelona Sky. Tem como objetivo central estudar a recetividade dos colaboradores das várias equipas a implementaçao deste plano. Após o levantamento de fatores fundamentais ao estudo do marketing interno tais como, a motivaçao, a formaçao, o desenvolvimento de carreira e a comunicaçao interna, será posto em prática um Plano de Marketing Interno. Para tal recorreu-se a metodologia quantitativa, com recurso a questionários estruturados, dos quais serão analisados através da análise de conteúdo, nomeadamente a análise temática ou categorial.
