Browsing by Author "Campos, Joana Filipa Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A decisao da compra de serviços hoteleiros: fatores emocionais ou racionais?Publication . Campos, Joana Filipa Gomes; Oliveira, Mónica; Ferreira, Fernanda A.O tema a estudar na presente dissertação resulta da identificação de novas tendências de consumo bem como novos segmentos de mercado específicos que, obviamente, terão comportamentos de consumo particulares e cujas motivações e ações determinam a viabilidade económica das empresas. Numa vertente da oferta, a autora considera de fundamental importância estratégica para as empresas hoteleiras conhecer o comportamento do consumidor e a força da marca como influência crucial na decisão de escolha. Neste contexto, a investigação assenta em temáticas como marketing de serviços, marketing interno e comportamento de consumo que procura perceber qual o conjunto de fatores (emocionais ou racionais) que influencia a decisão de compra de serviços hoteleiros e permitiu desenhar uma investigação aplicada ao consumidor com recurso a inquérito por questionário. A investigação é focada na questao “Como são tomadas as decisões relativas à escolha de serviços hoteleiros?” e levar-nos-á a uma recolha de dados cuja análise permitirá a definiçao de estratégias comerciais e segmentada. Este estudo permitiu concluir que existem diferenças na intensidade de fatores emocionais e racionais na decisao de compra, verificando se que fatores racionais têm um peso ligeiramente maior do que fatores emocionais. No que concerne a lealdade, é possível concluir que, de acordo com a revisão de literatura, a qualidade na prestação do serviço ao cliente influencia a sua satisfação com a experiência, potenciando a lealdade à marca embora se conclua que na indústria hoteleira a fidelização do cliente é um desafio constante pelas caraterísticas inerentes ao produto e aos destinos turisticos.