Browsing by Author "Camacho, Daniel Alexandre Ferreira"
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- Fotoponímias: a toponímia das ruas de Braga na contemporaneidadePublication . Camacho, Daniel Alexandre Ferreira; Baptista, Adriana; Leal, JoãoBraga é uma cidade milenar com uma história densa e possui uma toponímia com uma estrutura e organização muito particular que dá conta da sua história, cultura e identidade local. As ruas, praças e outros espaços urbanos da cidade são nomeados em homenagem a personalidades que pertencem à religião, históricas, eventos significativos, características da região e elementos culturais. Este projeto de mestrado em Fotografia parte do tema das toponímias contemporâneas na cidade de Braga e reflete sobre a relação da fotografia com o espaço físico das cidades, tendo como objetivo analisar a forma como os nomes de ruas, praças e outros espaços urbanos se estruturam e refletem as dinâmicas sociais, culturais e políticas da cidade. A pesquisa baseou-se numa abordagem qualitativa, utilizando fontes documentais, um inquérito à população e observação direta conducente a uma seleção de ruas. Trata-se, por um lado, de uma reflexão sobre o papel das toponímias na construção da imagem de uma cidade, e por outro, da forma como a fotografia poderá funcionar como veículo crítico/documental/artístico de transmissão das características e atmosfera dos espaços urbanos, contribuindo para uma melhor compreensão das toponímias. Neste ensaio pretende-se elaborar uma análise abrangente e crítica das dinâmicas dos espaços urbanos, destacando as relações entre toponímias, identidade, fotografia e memória na construção da paisagem urbana. Deste modo, fica patente neste ensaio o quanto a toponímia pode ou não ser um fator de expressão e de memória coletiva e identidade local. A componente prática do trabalho não se limita ao registo fotográfico de certas ruas, da sua estrutura ou características, mas visa imergir o espectador numa experiência multisensorial, permitindo que ele sinta e entenda a cidade, não apenas através de palavras, mas através de imagens e sons. A abordagem visual do projeto inclui uma série de fotografias das placas toponímicas e fotografias feitas de drone, que capturam a essência de cada rua, praça ou espaço urbano escolhido. Estas fotografias, mais do que meros registos, seriam interpretações artísticas que refletem a atmosfera e memórias associadas a cada toponímia. O projeto é também composto por pequenos vídeos feitos de drone que capturam a vida diária, os movimentos e as interações humanas em cada espaço. Isso traz uma camada adicional de compreensão, mostrando como os espaços são vividos e experienciados no dia a dia. A abordagem sonora inclui sons capturados em cada rua que refletem a sua atmosfera: o murmúrio das conversas, o som dos passos, os pássaros, a atividade comercial, etc. As imagens e sons selecionados reforçam e ilustram os pontos teóricos discutidos no ensaio. O objetivo final será criar uma exposição interativa onde os visitantes podem explorar as imagens e sons enquanto leem trechos do ensaio teórico referentes a cada topónimo. Isso permitirá uma experiência imersiva, onde o público pode conectar-se emocionalmente com a análise fornecida. O contraste entre o antigo (a história por trás da toponímia) e o novo (a vida atual da cidade) pode ser um ponto focal para discussões e reflexões, incentivando os visitantes a pensar mais profundamente sobre a cidade em que vivem e como ela evoluiu. A componente prática, tem o potencial de enriquecer significativamente a experiência do espectador, tornando o tema das toponímias mais tangível, emotivo e compreensível. Ao combinar a teoria com uma experiência sensorial, não é apenas transmitido conhecimento, mas também se permite que o público se conecte emocionalmente com as histórias e memórias que Braga tem para oferecer.